Quais produtos podem ser reciclados?


A reciclagem é um processo que transforma objetos materiais usados em novos produtos que podem ser usados no dia a dia. Ela foi criada para evitar o desperdício dos materiais e produtos que ainda poderiam ser utilizados mesmo após o uso. Além de evitar desperdício ela também reduz consumo de matérias-primas, de gasto de energia e poluição do ar e água, reduzindo assim a emissão de gases do efeito estufa. Quer ajudar o meio ambiente e não sabe quais produtos podem ser reciclados? Confira agora listas mostrando os produtos que você pode separar para reciclar e os que não.





Quais produtos podem ser reciclados?

Quais produtos podem ser reciclados?

Quais produtos podem ser reciclados?

Produtos que podem ser reciclados

  • lixo orgânico – restos de alimentos, frutas, legumes, folhas, grama, gravetos, etc
  • papéis – papéis de escrever, papéis de impressão, papéis de embalagem, papéis para fins sanitários, cartões e cartolinas, papéis especiais (kraft, heliográfico, filtrante, de desenho)
  • plásticos – embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos, tampas plásticas de recipientes de outros materiais, embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes, utensílios plásticos usados (canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc)
  • vidros – todos os vidros (com exeção dos descritos nos produtos não-recicláveis)
  • metais – folha-de-flandres (aço revestido com estanho como latas de óleo, sardinha, creme de leite, etc), alumínio (latas de refrigerantes, cerveja, chás)
  • lâmpadas de mercúrio – lâmpadas de vapor de mercúrio, de vapor de sódio, de luz mista e as lâmpadas fluorescentes
  • pilhas e baterias
  • entulho
  • pneus

Produtos que não podem ser reciclados

  • papéis – papel celofane, papel vegetal, papel plastificado, laminados (reciclagem difícil), encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis, carbono, papel sanitário usados, papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde, papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone, fotografias, fitas adesivas e etiquetas adesivas
  • plásticos – plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), plásticos tipo celofane, embalagens plásticas metalizadas (tipo salgadinhos), isopor
  • vidros – espelhos, vidros de janelas,vidros de automóveis, lâmpadas, tubos de televisão e válvulas, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados planos ou de utensílios domésticos

Aproveite para fazer o curso de reciclagem e aprender 130 idéias simples e criativas para reciclar objetos em casa!

É importante sempre separar os produtos recicláveis assim que forem utilizados para não serem contaminados por outros produtos. Pois se, por exemplo, o plástico reciclável entrar em contato com alguma graxa ou solvente, ele já não poderá mais ser reciclado. Ele se torna um produto reciclável inutilizável.

Clique aqui para cadastrar seu e-mail e receber as novidades do site por e-mail grátis



loading...

15 Comentários

  1. ANDREYMCD 08/06/2016
  2. pedro 17/05/2015
  3. diogo silva 03/07/2014
  4. CARLOS 02/04/2014
  5. Klayvin Souza 09/09/2013
  6. nany 05/04/2013
  7. Luteixeira 21/03/2012
  8. egs 02/10/2010
    • Fabi Neves 03/10/2010
  9. yasmine 28/09/2010
  10. ester sousa goyuveia 13/09/2010
  11. rosa 31/08/2010
  12. Bruninh@@ 13/05/2010
    • pedro 17/05/2015

Deixe um Comentário