Telefone celular clonado, como saber, o que fazer e precauções

Acha que está com o telefone celular clonado? Como posso saber que celular foi clonado? O que fazer se clonaram? Quais precauções tomar para não ter o aparelho clonado? A seguir trazemos algumas dicas que podem ser úteis caso você suspeite que alguém está usando seu número.

Como saber que o telefone celular foi clonado?

Se na sua conta de telefone aparecerem cobranças de ligações que não foi você quem fez, pode ser que seu aparelho esteja clonado. Isso acontece pois o fraudador faz ligações e os valores são debitados na conta do titular da linha.

Além das ligações para números estranhos, a clonagem do aparelho também pode causar dificuldades para completar chamadas originadas, quedas frequentes de ligações, dificuldade para acessar a caixa de mensagem ou se estiver recebendo muitas chamadas de números desconhecidos (nacional e internacional). Mas atenção! No caso das chamadas de robôs nem sempre é clonagem, pode ser que empresas tenham compartilhado seu número com outras para fazer ligações de propagandas.

Telefone celular clonado, como saber, o que fazer e precauções
Telefone celular clonado, como saber, o que fazer e precauções

A clonagem do aparelho normalmente acontece quando a pessoa está usando roaming, fora da área de cobertura original e está no modo analógico. Os fraudadores conseguem obter o código do aparelho e o código do assinante, monitorando ilegalmente telefones celulares habilitados. Como cada aparelho tem um único código, após a clonagem, vão existir dois aparelhos com a mesma combinação código do aparelho/código do assinante, daí a operadora não tem como saber que um celular está clonado.

Caso perceba que seu aparelho está clonado, entre imediatamente em contato com a operadora e solicite o bloqueio da linha.

Como se prevenir contra clonagem de celular?

Para evitar a clonagem a Anatel recomanda que as pessoas consertem os aparelhos em assistências técnicas autorizadas, revise sempre sua conta telefônica (em busca de ligações que você não fez), tenha sempre mais rigor no controle das chamadas quando fizer ligações em roaming, exija nota fiscal do aparelho que comprar, seja ele novo ou usado (verifique procedência, habilitação e número de série) e se aparelho for usado, verifique com a operadora se o mesmo não é roubado (eles fazem consulta no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI)).

Se ficar comprovado que seu aparelho foi clonado, a operadora é obrigada por lei a cancelar a cobrança das chamadas que não foram você quem fez. Caso a operadora não resolva seu problema, procure a ANATEL ou outro órgão de defesa do consumidor.

Para mais informações sobre telefone celular clonado ligue para o número 133 da Anatel.

E no caso do WhastApp clonado?

Se alguém clonou seu WhatsApp, de acordo com site da Polícia Civil, você deve sim fazer Boletim de Ocorrência, para se prevenir caso a pessoa use seu número para algum fim ilícito.

“Registre um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, informando todos os dados trocados entre os criminosos e sua lista de contatos, como contas bancárias e endereços.”

Procure a delegacia da sua cidade e registre o ocorrido.

4 Comentários

  1. em caso de clonagem do whatzap devo fazer um boletim de ocorrencia ?

    1. Olá Ricardo
      Dependendo do caso é recomendado sim o registro de Boletim de Ocorrência, para se prevenir caso aconteça alguma coisa com a conta roubada.

      “- Registre um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, informando todos os dados trocados entre os criminosos e sua lista de contatos, como contas bancárias e endereços;” http://www.pc.sc.gov.br/informacoes/noticias/32-florianopolis-delegacia-geral-da-policia-civil/41895-golpes-de-clonagem-de-whatsapp-saiba-como-funcionam-e-o-que-fazer-para-se-proteger

  2. Essas pessoas que clonam numeros de celulares,pode usar apenas para mandarem torpedos de voz?Pois em minha conta tem vindo essa cobrança de torpedo dos Estados Unidos e Rio de Janeiro.
    Já entrei em contato com a operadora,que dizem que esses torpedos foram feitos do meu aparelho,mas não os fiz!
    Posso considerar clonagem nesse caso?!

    1. Oi Cristina
      Será que alguém não assinou sem querer pelo serviço de torpedo no seu aparelho? Esses serviços costumam ser bem chatos, uma vez que respondeu já está assinado. Tipo o que acontece com as ligações do número 065 que falamos aqui no blog https://rainydays.com.br/bloquear-ligacoes-de-06565/, não pode ligar de volta para os números senão a pessoa está aderindo ao serviço.

      Se clonaram seu número acredito que teriam outras ligações estranhas e não só torpedos de voz. Verifique sua conta detalhada e veja se tem mais alguma coisa errada, procure até por ligações locais para números que não conheça. Tente explicar para sua operadora sobre o problema e pergunte se tem alguma maneira de bloquear estes torpedos de voz que não foram enviados por você mas estão sendo cobrados no seu número, e como você precisa fazer para não precisar pagar por eles.

      Caso não resolvam seu problema, entre em contato com a Anatel, você pode registrar reclamação contra operadora por telefone ligando para 1331, pelo site http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php/canais-de-atendimento ou pelo aplicativo http://www.anatel.gov.br/consumidor/index.php/canais-de-atendimento/aplicativo.
      Fazendo reclamação na Anatel costuma resolver o problema, em 5 dias a operadora tem que entrar em contato com você para dar uma posição.

      Espero que consiga resolver este problema.
      Abs

Comentários estão fechados.