Tratamento Gratuito para Dependentes Químicos (SUS, Clínicas Gratuitas)





Você sabia que o Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito para dependentes químicos? Pois é isso mesmo, o SUS oferece atendimento ambulatorial, terapia, tratamento com remédios (se necessário) e internação (se ncessário).

Confira os seviços oferecidos pelo SUS para dependentes químicos:

  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) – atendimento a pacientes com transtornos mentais ou dependentes de álcool e drogas
  • Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) – grupo de profissionais de saúde de várias especialidades que auxiliam as equipes de Saúde da Família no atendimento aos dependentes de álcool e drogas
  • Consultórios de Rua – equipes móveis multiprofissionais (assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, profissionais de saúde mental) que atuam onde usuários de drogas se reúnem
  • Casas de Acolhimento Transitório (CATs) – são os espaços transitórios que acolhem o dependente durante o processo de estabilização clínica, com atividades pedagógicas

Você também pode encontrar ajuda pelo telefone VIVA VOZ (de segunda à sexta das 8 às 22hrs), central telefônica grátis para informar e orientar sobre álcool e outras drogas:

  • 132

Tratamento Gratuito para Dependentes Químicos

Publicidade Relacionada



Encontre instituições governamentais e não-governamentais cadastradas no Brasil no site do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID):

http://www.obid.senad.gov.br

basta clicar em “Rede de Atendimento” e escolher a instituição de acordo com o “CAMPO DE ATUAÇÃO”

Mais informações sobre a Política sobre Drogas no Brasil acesse:

http://portal.mj.gov.br/senad






Comentários

  1. Cleusa Lima disse

    olá,tenho um irmão com idade mais ou menos 55 anos e é viciado em bebidas alcoólicas mais de 20 anos…gostaria de saber se tem algum lugar que ele pode se tratar próx a Carapicuiba e quais as providências a serem tomadas…aguardo resposta: um abraço

    • RainyDays disse

      Oi Cleusa
      Parece que em Carapicuíba tem um CAPS. Levando seu irmão lá eles poderão dar ajuda, dependendo dos casos pode dormir no local alguns dias. Detalhes do CAPS de Carapicuíba:
      Nome: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ÁLCOOL E DROGAS – CAPS AD – PROJETO TRILHAR
      Endereço: AVENIDA JOSÉ FERNANDES TEIXEIRA
      Bairro: VILA CRETT
      Cidade: CARAPICUÍBA C.E.P.: 06317-270
      Fone: 11-41843745 Fax:

      “O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
      Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
      Os CAPS AD 24 horas oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.”
      Outros telefones acesse:
      http://www.brasil.gov.br/observatoriocrack/cuidado/centro-atencao-psicossocial.html

      Abs

  2. Evair José disse

    Preciso de ajuda para internação de meu sobrinho, que tem 39 anos, é viciado em cocaina, crack, maconha e é alcoolatra.
    É dependente de dragas desde os 14 anos de idade.
    Minha irmã, é viúva, esta bem acabada pelo trauma vivido com meu sobrinho.
    Não Temos recursos para tratamento em clínica particular.
    Por favor nos ajude.

    • RainyDays disse

      Oi Evair
      Tente ligar para o Viva Voz que é um serviço de aconselhamento telefônico aberto para toda a população brasileira, o número é 132, talvez eles possam explicar onde você pode levar seu sobrinho ou como proceder para fazer a internação.
      Você pode tentar ligar também para o Ministério da Saúde e falar com a Área Técnica de Saúde Mental no telefone (61) 3315-9144.
      Abs

  3. Jussara disse

    Preciso de ajuda para internação para o meu irmão, seria uma internação involuntária, ele e dependente de alcool, mas não aceita tratamento, ele bebe a pelo menos 30 anos vive com a minha mãe de 84 anos e que sofre muito com o problema dele, preciso de um tratamento com urgência ele está cada dia pior, não temos recursos para clinica particular.

    • RainyDays disse

      Oi Jussara
      Você precisa entrar em contato com o telefone 0800-510-0015. Eles poderão te ajudar informando o que você deve fazer.
      ABs

  4. Daniela de Almeida monteiro disse

    Gostaria de saber se estas clinicas também tratam de pessoa com fase terminal de doençase que Usam drogas ..

    • RainyDays disse

      Oi Elizabeth

      O site do SUS não traz nada sobre isso que você precisa. O melhor seria você ir em um Posto de Saúde da sua cidade e perguntar, pois se eles informam sobre tratamento de cigarro também devem dar informações sobre seu problema.
      Outra opção seria ligar para o Disque-Saúde 196 do SUS, acredito que eles possam informar o que você deve fazer.

      Desculpe não poder ajudar mais. Espero que consiga resolver.

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>