Tudo sobre o Fermento





O que é o fermento? – Por que a massa cresce com fermento? – Porque adicionar fermento por último (no fim) da receita?

Quase sempre usamos fermento para fazer bolos, massas, pães etc. Mas você sabe por que várias receitas pedem o uso de fermento? Não? Então agora você vai descobrir tudo sobre o fermento!

- Do que é feito o fermento?

Existem dois tipos de fermento, o fermento biológico e o fermento químico.

O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.

Já o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos. Estes, quando em contato com a humidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC.

Publicidade Relacionada



- Qual a função do fermento?

Como todos sabem o fermento irá fazer a massa crescer e ficar mais fofa.

- Por que a massa cresce quando em contato com o fermento?

Como vimos na primeira pergunta, o fermento, tanto biológico quanto químico, irá reagir. O biológico, ao reagir, libera álcool e gás carbônico ( processo chamado de fermentação ou levedação). Esse gás produzido irá fazer a massa crescer, o álcool dará mais sabor e aroma.

No caso do fermento químico não ocorre fermentação, o que irá ocorrer é uma reação química do bicarbonato de sódio com o aumento da temperatura. Ele irá se transformar em gás carbônico e água. Esse gás carbônico que irá aumentar o volume da massa. Quando todo o bicarbonato reagir, a reação acaba.

- Porque colocamos fermento por último numa receita (mistura)?

Para o fermento não começar a reagir antes da hora.

Em algumas receitas você tem que colocar primeiro os ingredientes secos e depois colocar o líquido, isso é feito para o fermento não reagir antes do final da mistura. Outras pedem para misturar levemente até que todos os ingredientes estejam umedecidos, para diminuir a saída de gás da massa. Pois se você misturar por muito tempo, a reação com o fermento irá terminar e as bolhas irão sair da massa, consequentemente, a massa não irá aumentar de volume.

- Por que algumas receitas pedem para colocar fermento e bicarbonato de sódio?

Pois o bicarbonato irá aumentar a liberação de gás carbônico, fazendo a massa ficar maior e mais fofa. Mas, atenção! Esse procedimento não serve para todos os tipos de massas.






Comentários

  1. Emerson Albuquerque disse

    Minha dúvida é: Qual é o limite de fermento em relação a farinha de trigo em bolos, em percentual, qual a quantidade máxima que devo por para que meu bolo cresça melhor sem que o bolo tenha o seu sabor alterado?

  2. tayna fernanda disse

    Oi se você ler esse treixo você vai saber por que existe fermento que são chamados de " fermento bioloigicos"

    O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.

    obrigada

  3. Pedro Marvin disse

    Por favor, poderiam informar qdo e quem descobriu o fermento, pois na biblia fala de pão sem fermento?

    Fiquei satisfeito sobre a pesquisa para trabalho escolar, faço a segunda serie do ensino fundamental.

    obrigado.

  4. leticia lima disse

    este site fala tdu sobre o Fermento , me ajudou muito no Trabalho da escola !
    só gostaria qê me respondesem a uma Pergunta ” Porque existem fermentos que são chamados de fermentos biológicos ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>