Tudo sobre o Papel





Você sabe quem criou o papel? E quando foi criado o papel? Esse post é para tirar as dúvidas da galera.

- De onde vem a palavra papel?

A palavra papel é originária do latim “papyrus”. Nome dado a um vegetal da família “Cepareas” (Cyperua papyrus). A medula dos seus caules era empregada, como suporte da escrita, pelos egípcios, há 2 400 anos antes de Cristo. Mas foram os chineses os primeiros a fabricarem o papel como o atual, começando a produção de papel a partir de fibras de bambu e da seda.

- O que é o papel? De que ele é composto?

O papel é um composto de origem vegetal obtido a partir da justaposição artificial de fibras celulósicas. Essas fibras estão unidas tanto fisicamente quanto quimicamente.

- Quem criou o papel?

O papel como conhecemos foi criado por T’sai Lun na província de Hunan, na China no ano de 123 antes de Cristo. T’sai produziu o papel com materiais baratos – casca de árvore, extremidades de cânhamo, farrapos de algodão e redes de pesca rasgadas. O uso do papel começou a se espalhar e ficou conhecido como “papel TSai Lun”.

Por volta do ano 610 D.C., os monges coreanos Doncho e Hojo, enviados à China pelo rei da Coréia disseminaram o invento pela Coréia e também pelo Japão. Depois disso foi se espalhando para os outros países.

- Como é fabricado o papel?

Publicidade Relacionada



A madeira é feita principalmente de fibras celulosas aderidas umas às outras com uma “cola” chamada lignina. Para converter madeira em polpa, devemos então separadas estas fibras ou seja remover a lignina. Para isso existe algum processo para a obtenção da polpa:
Processo Mecânico -> A polpa é obtida na prensagem dos troncos contra pedras de moer na presença de água. O processo pode ser mais eficiente se antes passar a madeira em refinadores. Muito freqüentemente, este desfibrar é terminado na presença de vapor e o produto é chamado de polpa termomecânica. A adição de reagente para a separação das fibras celulosas da lignina resulta em polpa termoquimimecânica. Podem ser usados estes tipos diferentes de polpas mecânicas, por exemplo, para fabricação de papel jornal.
Processo Químico -> Polpa química (normalmente chamado de processo “KRAFT” que em alemão que dizer “FORTE”). Neste processo os cavacos estão misturados com substâncias químicas e cozido a alta pressão em imensos vazos de pressão chamados digestores. A ação combinada das substâncias químicas e o calor dissolve o lignina e as separa das fibras. Papéis feitos de polpa química são muito fortes. Por exemplo, eles são usados fazer bolsas de supermercado.

- Quanto tempo dura o papel?

O papel é uma substância orgânica composta de fibras da celulose das plantas; por causa de sua natureza orgânica, o papel deteriorar-se-á se não corretamente ou armazenado. O papel moderno é feito geralmente das fibras de madeira que foram moídas mecanicamente para a impressão de jornais ou produzidos quimicamente para livros e papéis de escrita. Alguns papéis mais finos contêm também fibras do algodão ou do linho. A maioria de papéis modernos, a menos que estejam livre de ácidos ou sejam classificados como de durabilidade permanente, têm uma vida útil prevista de menos de 50 anos.

- Qual a temperatura certa para armazenar o papel?

Uma temperatura constante do armazenamento de 20ºC é considerada ideal, sendo bastante confortável aos trabalhadores e baixo bastante não danificar materiais. Grandes flutuações na variação da temperatura são extremamente prejudiciais, como são as altas temperaturas.

- Como é feita a reciclagem do papel?

Reciclagem do papel é feita com aparas(pedaços de papel) misturando água e desintegrando em pulpers (liqüidificadores enormes). Contaminantes (plástico, metal, copo, polyetileno, etc.) é afastado da mistura usando telas e limpadores. Se necessário, da polpa resultante é feito a retirada da tinta pela ação combinada de água, substâncias químicas, calor e energia mecânica. A polpa reciclada é usada freqüentemente para fabricar papel cartão, papel jornal como também papéis usados na industria e nos lares como: papel higiênico, toalhas, lenços e guardanapos de papel, e assim por diante.

Para mais informações sobre o papel entre nestes sites:






Comments

  1. helio manuel vieira says

    este site é boé fixe tem muitas coisas que podemos aprender e eu voum recomendarn este site aos meus amigos

  2. zaenny jessika says

    adoreii!!! parabéns para todos que compoem esse site util, e facil de aprender parabéns!!! gostei muito até que fim criaram um site de mil e uma utilidades…

  3. Anamarimariana says

    oiiiiiiiiiiiiiiiii

    eu gostei muiito desse site!

    e em homenagem ao criador do papel meu filho quando nascer vai se chamar T’sai Lun!!!

    ps: to gravida!!

  4. says

    Qual o volume de madeira de eucalipto necessáro para produzir uma folha de papel branco formato A4?

    Sou professor e gostaria de orientar sobre uso responsável.

    Desde já agradeço,

    atenciosamente,

    Ibirá Lucas

    • RainyDays says

      Ibirá
      De acordo com a revista Galileu, 11 árvores (eucalipto) podem produzir 1 tonelada de papel. Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4.
      Abs

  5. Diana cavalcanti says

    oiii meu nome é diana e eu estou fazendo uma pesquisa sobre o papel só q as isformacôes q vcs deram fala só no processo de quimica eu precesso saber o prosseso que envolve fisica e biologia tambem sobre o papel é um trabalho muito legal q estou fazendo só q o papel tem muito misterio a ser disvendado e eu precisso de uma ajudinha de vcs bjão e parabens pelo trabalho

  6. says

    Oii meu nome e Cinthia e eu mim interesei muito

    sobre como foi criado o papel essas informasoes

    sao muito otimas por que muitas pessoas que

    estudam dependem desses saits para localizar

    alguma informasao..em fim seus trabalhos sao muito

    otimos parabens..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>