15 alimentos que podem ser congelados


Neste post falaremos sobre 15 alimentos que podem ser congelados. Você sabia que o vinho pode ser congelado? É isso mesmo, ele não fica ruim e pode ser bebido normalmente ou usado em comida. Veja agora alguns alimentos surpreendentes que podem ser guardados no freezer para durarem mais tempo, diminuindo assim o desperdício.

15 alimentos que podem ser congelados

Vinho aberto

O vinho pode mesmo ser congelado no freezer, ele demora um tempo para congelar mas congela. O ideal é colocar em cubos de gelo, assim você tira a quantidade certa quando quiser beber ou adicionar em pratos. Ele dura 6 meses no freezer.

Ovos podem ser congelados

O ovo pode ser congelado cru no freezer, mas é preciso tirar a casca, bater bem e colocar em recipiente hermético. Duram até um ano congelados.

15 alimentos que podem ser congelados
15 alimentos que podem ser congelados

Manteiga

Você pode remover pedaços de manteiga e colocar em sacos de congelamento no freezer. Depois vá pegando conforme quiser utilizar. Ela irá durar até um ano.

Pães

Se seu pão está mofando sem você conseguir comer ele todo, então uma ótima opção é congelá-lo. Coloque em sacos de congelamento e deixe no freezer. Eles vão durar até três meses sem perder o sabor. Esquente no forno para comer.

Abacate

O abacate pode ser congelado desde que esteja na forma de purê ou creme. Adicione uma colher de sopa de suco de limão no creme para não deixar escurecer. Vai durar até seis meses.

Banana

A banana fica muito boa congelada, parecendo um picolé de banana. Corte em pedaços e coloque em sacos de congelamento no freezer. Elas vão durar uns três meses sem estragar.

Uvas

A uva congelada é igual a banana, você pode tirar do freezer e comer. Para congelar coloque em uma forma e deixe-as soltas no fundo, sem fazer camadas. Leve ao freezer para congelar, quando congelar pode passar para sacos de congelamento. Elas vão durar até um ano no freezer.

Leite

Se você costuma jogar fora muito leite, então esta é uma opção, basta colocar em recipiente hermético no freezer. Às vezes pode ficar com textura um pouco diferente, mas fica normal para usar em receitas ou beber. Dura até três meses.

Nozes, amêndoas, castanhas, macadâmia, avelã

Estas oleaginosas possuem alto teor de óleo, por isso costumam ficar rançosas rápido. Você pode colocar em sacos de congelamento no freezer e elas ficarão perfeitas para usar como quiser. Não corte nem pique, coloque inteiras sem casca. Vão durar até dois anos sem ficar ruim.

Ervas frescas

A maioria das ervas frescas como manjericão, coentro, salsinha podem ser congeladas. Você pode picar e colocar em sacos de congelamento ou na forma de gelo com um pouquinho de água, assim poderá tirar a quantidade correta na hora de usar, sem precisar descongelar tudo. Duram até seis meses no freezer.

Molho de tomate pode ser congelado

Normalmente não usamos a lata toda do molho de tomate quando abrimos, por isso o congelamento é uma ótima opção para ele não perder o sabor. Basta colocar as porções em sacos de congelamento ou em forma de gelo, assim você pode tirar apenas o que quiser usar no preparo da comida. Ele dura até quatro meses sem perder sabor.

Alho

Seu alho tem mofado na geladeira? Coloque-o sem casca em sacos de congelamento tipo ziplock e leve ao freezer. Eles irão durar até um ano sem perder sabor.

Gengibre

O gengibre pode ser congelado no freezer em recipiente hermético, não precisa descascar, descasque quando for usar. Algumas pessoas cortam pedaços para assim tirar apenas o que for utilizar na hora. Ele irá durar até três meses.

Espiga de milho

Se você comprou muita espiga de milho na feira, pode colocar no freezer inteiras ou soltando os milhos, dentro de recipiente hermético. O ideal é fazer branqueamento primeiro colocando na água fervente (7 minutos) e depois água com gelo (rapidamente), coloque para escorrer e passe para o recipiente. Elas vão durar até oito meses.

Massas

Se você cozinhou espagueti demais ou outra massa em muita quantidade, basta colocar para escorrer, depois passe para recipiente hermético e leve ao freezer. Elas vão durar até dois meses sem perder sabor. Para usar é só deixar na geladeira para descongelar, ela vai durar mais uns três dias, ou colocar direto no molho quente.

Os alimentos poderão estar bons até mesmo após o tempo indicado acima, mas é que após este tempo eles já começam a perder suas propriedades. Se usar algum método de descongelamento rápido coma o alimento imediatamente pois tem risco de bactérias, não volte para geladeira.

1 comentário em “15 alimentos que podem ser congelados”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.