Saiba Como Navegar com mais Segurança na Internet

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Rainy Days.


Tela de computador com ícone de segurança;

Garantir a segurança na internet tem sido um dos mais importantes investimentos para os dias atuais. Afinal, a internet oferece inúmeras facilidades para o dia a dia dos usuários, mas também pode conter ameaças para suas informações.

Assim, navegar entre sites, redes sociais e aplicativos pode ser uma prática perigosa se você não tomar os devidos cuidados. Pois, mesmo com os mecanismos desenvolvidos para garantir sua privacidade online, os cibercriminosos conseguem encontrar brechas no sistema para efetuar o roubo de dados.

Então, separamos algumas dicas para você utilizar os recursos da internet de maneira segura e eficiente.

Confira a seguir!

3 Dicas para Navegar com Segurança na Internet

1.   Não Abra E-mails de Remetentes Desconhecidos

O e-mail é um dos itens obrigatórios em cadastros e logins. Portanto, é uma informação facilmente encontrada na web, pois o usuário precisa inserir seu endereço de e-mail a cada novo acesso em uma plataforma ou site diferente.

Assim, os hackers aproveitam as falhas no sistema para criar e-mails falsos e com links maliciosos. Dessa forma, quando o usuário abrir ou clicar em qualquer link presente no e-mail, ele terá seu computador infectado com vírus e malwares.

A prática de phishing é uma das principais maneiras de aplicar o golpe, utilizando o recurso para enganar o usuário através de e-mails similares aos originais, porém repletos de ameaças.

2.   Cuidado com Wi-Fi Público

Mulher usando computador em estabelecimento

A rede pública de Wi-Fi costuma ter poucos protocolos de segurança, favorecendo os ataques online. Além disso, com vários usuários conectados à mesma rede, fica ainda mais fácil do cibercriminoso encontrar suas vítimas.

Assim, suas informações ficam expostas e vulneráveis a ação de hackers mal-intencionados. Para evitar que isso aconteça, procure utilizar apenas conexões particulares para acessar dados sigilosos, como redes sociais, e-mails e sites de banco.

3.   Cuidado com Aplicativos e Extensões

Antes de instalar aplicativos e extensões em seu navegador, pesquise sobre as ferramentas e baixe programas de sites e plataformas confiáveis. Os cibercriminosos têm utilizado formas maliciosas para roubar dados dos usuários e comprometer o sistema.

Como se Proteger e Garantir sua Segurança na Internet

Existem algumas práticas que podem te ajudar a navegar com mais tranquilidade e evitar os ataques online, são eles:

  • Confirme se o site ou link de acesso tem o certificado de segurança do navegador
  • Procure por plataformas verificadas
  • Prefira sempre baixar programas de empresas conhecidas
  • Mantenha seu sistema atualizado
  • Invista em um software de segurança na internet

O Internet Security, da Bitdefender, é uma solução que oferece proteção em tempo real contra as ameaças online, mantendo suas informações protegidas e longe do alcance dos cibercriminosos. Com firewall de privacidade e VPN, é possível estabelecer conexões seguras, garantindo maior proteção para seus dados.

Portanto, para garantir a sua privacidade online, não deixe de pensar nesses cuidados básicos e faça deles hábitos rotineiros. Além disso, procure investir em bons mecanismos de segurança na internet para navegar com ainda mais tranquilidade.

Quer conhecer mais dicas para navegar com segurança na internet? Tem alguma sugestão pra compartilhar com a gente?

Imagem: Pexels (Pixabay); Unsplash (Christin Hume).

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.