7 habilidades necessárias para o seu currículo


Diante de um cenário cada vez mais competitivo, ter um diploma em mãos já deixou de ser reconhecimento profissional em determinada área. As empresas ultrapassam este canudo para saber, realmente, na prática quem irá contribuir com os objetivos da organização. Por isso, o segredo é enriquecer suas habilidades.

habilidades necessárias para o seu currículo

Uma poderosa ferramenta para abrir portas na sua carreira profissional é um currículo bem estruturado. Para aumentar as chances de uma contratação, este documento deve ser objetivo e claro. Diante disso, é necessário pensar quais são as suas competências que irão se alinhar a vaga. 

Você já se perguntou por que seus olhos brilham ao imaginar estar na equipe de determinada empresa? Ou já pensou o que tem por trás de uma excelente companhia? São os funcionários que fazem a empresa crescer e ter credibilidade. Por isso, para atender as prioridades dos ramos desejados, é preciso descrever suas habilidades

Habilidades necessárias em qualquer área

Como o currículo é o seu cartão de visita, ele será seu instrumento chave para descrever suas habilidades. Portanto, não escolha adjetivos soltos. 

Não basta ter vitalidade, energia, autoconfiança para conquistar a vaga. É preciso sair do genérico e aprofundar suas competências para evidenciar que você merece essa oportunidade.

Sendo assim, a seguir listamos 7 habilidades essenciais para ressaltar no seu currículo e obter o sucesso profissional. Acompanhe a lista.

O que fazer para ter um bom currículo

1 – Comunicação

Desde os primórdios até os dias atuais, a comunicação sempre foi um fator essencial para a evolução humana. Em outrora, por meio de gritos e gestos até chegar nas pinturas rupestres que facilitaram a forma de comunicação do homem. 

Por isso, até hoje, pequenos erros de comunicação podem prejudicar na hora de alcançar o sucesso. Dessa maneira, é essencial ter uma boa comunicação, tanto com os clientes quanto com a equipe, para um proveitoso relacionamento. 

Ter desenvoltura para falar em público é saber ouvir, ter uma adequada linguagem corporal, manter o tom amigável e o contato visual. Essa capacidade de transmitir ideias é proveitosa.

Para saber mais como desenvolver a habilidade da comunicação vale a pena investir em alguns cursos e treinamentos.  

2 –  Suas experiências como freelancer

 As informações feitas na prática chamam a atenção. Como freela você pode ressaltar suas habilidades em projetos pessoais já concluídos e que obtiveram um bom resultado. 

Sendo assim, você vende seu trabalho por meio das técnicas que já deram certo anteriormente. Se a dúvida é como indicar seu trabalho de freela no currículo acesse essas dicas e fique por dentro.

3 – Saber outros idiomas

Saber falar outra língua era considerado um diferencial, só que, hoje em dia, em grande parte das vagas, tornou-se exigência. 

Essa habilidade abre portas para expandir as oportunidades como viagens internacional a trabalho, melhorar o seu networking e fazer mestrado e doutorado. Então, lembre-se de ressaltar o conhecimento de um novo idioma, se for acima de intermediário. 

Quais as habilidades necessárias para o seu currículo

4 – Dominar ferramentas digitais

Diante a revolução tecnológica que vivemos, compreender e manusear as ferramentas digitais é uma habilidade a ser salientada. 

O profissional desatualizado, sofre com as consequências, em meio a era digital. Isso porque estamos, na maior parte do tempo, conectados, e estar visível neste ambiente digital é crucial para as empresas. 

Nessas plataformas, muitas vezes de forma gratuita, as empresas fazem conexões e alimentam o relacionamento com o público.  O marketing digital traz vantagens até para pequenas empresas. Por isso, se você tem conhecimento de mídias sociais, software ou aplicativos insira em seu currículo para ganhar mais visibilidade.

5 – Excelente ortografia

O 5° item, mas não menos importante, é a língua portuguesa. Muitas vezes ela é um obstáculo na hora de conseguir a vaga de emprego. 

Se o candidato não tem uma boa redação e interpretação de texto, isso pode demonstrar que o mesmo não tem o hábito de leitura. E isso é uma questão chave para eliminação.

Muitas vezes por usar o internetês – linguagem no meio virtual – os descuidados são evidenciados. Reconhecer os usos da norma-padrão da língua materna é um instrumento essencial para ampliar seus conhecimentos. 

Então, ser amigo do dicionário ajuda bastante na hora de ver um currículo com bons olhos. 

Como saber quais são as habilidades necessárias para o seu currículo

6 – Cursos e formações complementares

Estudos em cursos que correspondem a sua área de interesse sempre são bem-vindos para complementar o seu currículo. Mostre que, em meio a prática, você está sempre buscando atualizações no seu campo específico. Com isso, o seu currículo terá mais qualidade.  

Além de aumentar as chances de contratação, os cursos e formações complementares amplificam as possibilidades de ser promovido dentro da empresa.

Muitas empresas sabem reconhecer o esforço e interesse de quem dedica-se a aprimorar a sabedoria e trazer, em prática, novas ideias para o local de trabalho. Por isso, muitas companhias investem em especializações dos funcionários para melhor ganho. 

7- Criatividade

Se você abusa da criatividade na hora de elaborar um currículo, é importante ressaltar esse ponto em suas habilidades. As empresas procuram pessoas criativas porque, além de apresentar projetos incomuns, elas pensam rápido em soluções para os problemas. 

Essa habilidade traz mais inovação. Além disso, você pode anexar seus trabalhos criativos no currículo para certificar essa competência. 

Da mesma forma, as empresas buscam pessoas criativas, que observam com um olhar mais apurado, arriscam e, assim, sempre estão abertas a novas experiências na área profissional.

Com estes instrumentos apresentados, é possível você identificar suas habilidades profissionais e aprimorar seu perfil para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho. Acrescente, por meio de suas experiências em empresas anteriores, essas habilidades na prática. Esse método é interessante e pode ajudar na hora de destacar o seu currículo. 

Tenha um currículo organizado | Por que a organização também é uma habilidade

Mas não basta jogar suas habilidades para chamar a atenção. É preciso uma bela composição para deixar em harmonia todos esses elementos para quem for ler. Por isso tente manter uma ordem:

  • Evite frases prontas e genéricas. Fale das suas reais habilidades de acordo com o que a vaga precisa.
  • Objetivos: fale dos seus objetivos na área do seu interesse, você pode colocar mais de uma área desde que elas estejam ligadas. Não relacione áreas divergentes, porque isso mostra que você não tem foco.
  • Deixe claro sua área de interesse dentro da empresa.
  • Para idiomas, é interessante colocar se for do nível intermediário para cima. Se você não domina a língua, é melhor evitar essa colocação.
  • Aposte nas suas experiências profissionais. Comente quais foram os resultados que você proporcionou para a empresa anterior.

Conclusão 

Estas são as habilidades imprescindíveis para você apresentar um perfil que passe mais credibilidade. Agora que você já sabe, pense nos aspectos, da sua personalidade, que podem impressionar a empresa. 

Não esqueça de valorizar seus pontos fortes, com honestidade, pois lembre-se sempre que você poderá ser chamado para uma avaliação prática. 

Com um currículo bem estruturado e com ênfase nesses 7 pontos, você estará bem preparado para uma futura contratação. Relembrando: além de reconhecer as suas habilidades, é preciso estar por dentro do que o mercado de trabalho na sua área exige. Dessa maneira, foque nesses requisitos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.