Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue

Realizou uma compra na AliExpress que não recebeu? A compra não tem código de rastreamento, está terminando o prazo de entrega e não sabe o que fazer? Veja agora como abrir disputa na AliExpress para produto não entregue. A disputa também pode ser aberta para outros casos como produtos diferentes da descrição, produtos danificados, produtos falsificados, problemas de qualidade, discrepância na quantidade e problema nos acessórios.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue

Estendendo o prazo de entrega

Antes de abrir disputa é muito importante verificar se o prazo de entrega está se esgotando. Se estiver, você pode solicitar extensão do prazo de entrega. É aconselhável realizar este aumento do prazo pois os Correios do Brasil costumam ter problemas nas entregas ou o produto pode ficar preso na fiscalização aduaneira.

Você pode estender o prazo entrando nos detalhes do produto e clicando em “Para extender o período de Proteção ao Consumidor clique aqui”.

extender período de Proteção ao Consumidor AliExpress

Assim você ganha um tempinho a mais para aguardar a entrega do produto e não abrir disputa.

Abrindo disputa

Se o prazo estendido esteja acabando e você não recebeu o produto, será preciso abrir a disputa para solicitar reembolso do valor pago. Para abrir disputa acesse a página de pedidos http://trade.aliexpress.com/orderList.htm, procure pelo pedido que está com o prazo terminando e clique em “Abrir disputa”.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 1

Vão aparecer detalhes do pedido com informações sobre a entrega, clique em “Abrir Disputa” que aparece na parte de cima da página, do lado direito do pedido.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 2
Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue

Caso queira o reembolso clique em “Refund only”, se quiser devolver o produto e solicitar reembolso clique em “Return & Refund”.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 3

Você precisará preencher o formulário de disputa. Comece selecionando se recebeu o produto ou não (1) em “Did you receive the item?”. Dependendo do que selecionar aparecerão as opções embaixo (2). No meu caso o produto não foi entregue e estava sem código de rastreamento, selecionei “Logistics tracking problem” e “Não há informações de rastreamento”. Digite o valor do reembolso (3) que está solicitando e dê detalhes do que aconteceu com o pedido (4). Se quiser pode adicionar fotos ou vídeo (5) como evidências. Quando terminar clique em “Submit” (6).

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 4

Depois disso o produto aparecerá com a informação “Disputa em andamento” (1), é preciso aguardar para o vendedor marcar se aceita ou não sua solicitação, ele tem 5 dias para isso. Caso queira editar o pedido é só clicar em “Edit” (2) embaixo dos detalhes da proposta. Nesta mesma tela é possível ainda cancelar a disputa (Cancel Dispute) ou adicionar a opção para retornar o produto clicando em “Add Return & Refund proposal”.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 6
Abrir disputa na AliExpress para produto

Você pode acompanhar todo o andamento da disputa pela página dos detalhes do pedido.

Recebendo o dinheiro

Se o reembolso for aceito e você realizou o pagamento por boleto bancário, a AliExpress enviará um email explicando que seu dinheiro está na conta EBANX, clique em “Criar senha e acessar Ebanx”.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 5

Faça cadastro no site Ebanx, depois clique no botão “Receber em conta bancária”.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 6

Clique em “Preencher formulário de reembolso” e preencha os campos com os dados da sua conta.

Abrir disputa na AliExpress para produto não entregue 8

No caso de compras no cartão de crédito o reembolso é realizado no próprio cartão.

Informações importantes

É muito importante ficar de olho no prazo de entrega, se ele terminar e a compra der como encerrada você não poderá mais abrir disputa, não será possível solicitar reembolso. Você terá que torcer para o produto chegar, senão terá perdido o dinheiro.

Caso o produto tenha chegado com defeito, abra imediatamente uma disputa no site explicando o problema, lembrando de clicar na opção “Return & Refund”, assim você enviará o produto de volta para o vendedor. Coloque fotos e vídeos mostrando o problema.

O prazo de espera na Alfândega varia de produto para produto, alguns podem ficar apenas alguns dias outros ficam meses. Pode acontecer da pessoa nunca receber o produto, por isso é importante saber como abrir disputa para não perder dinheiro.

Se recebeu o produto após ter sido reembolsado, você pode entrar em contato com o vendedor e explicar o ocorrido. Será possível fazer o pagamento da mercadoria novamente.

Quem não conseguir resolver o problema pode entrar em contato com o suporte Ali pela página http://www.aliexpress.com/help/newContactUs.htm .

2 Comentários

  1. Oi, poderia me ajudar? Fiz a compra de três produtos em uma loja e o vendedor só me mandou um dos produtos. Quero abrir uma disputa para ter o meu dinheiro dos outros dois produtos de volta. Mas que opção eu escolho? Por que não foi problema na alfandega ou de rastreio (apesar de o codigo de rastreio não funcionar no brasil). O problema foi que o vendedor não mandou o produto.

    1. Olá Andressa
      Você abre disputa do mesmo jeito e escolhe “Refund Only” depois “Did you receive the item” marque “Yes”. Em seguida selecione “Discrepancia de quantidade”, vai abrir outro menu, escolha “Faltam alguns produtos”. Depois é só digitar o valor dos produtos que faltaram dentro de “Refund Amount”, descrever o problema com detalhes, se quiser adicione uma foto ou vídeo. Quando terminar clique em “Submit”.
      Pronto, é só aguardar a análise.
      Abs

Comentários estão fechados.