Abrir reclamação nos Correios, como fazer e acompanhar

Sua encomenda não chegou? Veja como abrir reclamação nos Correios para encomenda em atraso ou perdida, pode ser tanto para encomenda nacional quanto internacional. Como registrar reclamação no site dos Correios usando o código de rastreamento da encomenda e se é possível acompanhar a reclamação online.

Você tem o prazo máximo de 30 dias para registrar reclamação de remessa/objetos nacionais! A reclamação por telefone não funciona, você deve abrir a reclamação pelo site dos Correios.

Abrir reclamação nos Correios

É importante lembrar que para fazer a reclamação você precisa ter o código de rastreamento, senão não tem como os Correios encontrarem sua encomenda. Não é possível registrar reclamação apenas com nome! E só será possível fazer a reclamação se tiver passado o prazo de entrega, se não tiver passado você não vai conseguir registrar.

Para registrar sua reclamação acesse esta página oficial dos Correios. Vão abrir várias opções de manifestações. Para reclamações sobre encomendas nacionais clique em “Entrega de Remessa/Objeto postal Nacional”, se for encomendas internacionais clique “Entrega de Remessa/Objeto postal Internacional”.

Como fazer reclamação com os Correios entrega Objeto Nacional e Internacional

A seguir você poderá escolher entre as reclamações disponíveis. Se sua encomenda não foi entregue é preciso escolher “Inconformidade na entrega da remessa/Objeto Postal”, depois “Remessa/Objeto não entregue”. Leia com atenção as opções, se seu problema for outro, escolha de acordo.

Abrir reclamação nos Correios objeto não entregue encomenda não chegou

Vai abrir outras opções na parte debaixo. Se você for a pessoa que enviou a encomenda selecione “Remetente da Correspondência/Encomenda” e depois “Cliente sem contrato”, será preciso digita “ID Tiquete” e “Código do objeto”. Se você ia receber a encomenda que não chegou selecione “Destinatário da Correspondência/Encomenda” e digite o “Código de Objeto”. Em seguida digite os dados do destinatário e do remetente. Coloque seus telefones e email, selecione o tipo de embalagem, leia os termos e selecione o quadradinho. Selecione “Não sou um robô” e envie.

Preencher dados reclamação nos Correios encomenda não chegou

Depois é só aguardar os Correios responderem sua solicitação, eles costumam responder todas as pessoas, portanto tenha paciência. O prazo para resposta é de 5 dias úteis.

Etapas

A seguir listamos as etapas para reclamação de encomenda nacional que não foi entregue:

  1. Acesse o site http://apps2.correios.com.br/faleconosco;
  2. Clique em Entrega de Remessa/Objeto postal Nacional;
  3. Depois clique em Remessa/Objeto não entregue;
    1. Se você enviou selecione Remetente da Correspondência/Encomenda e depois Cliente sem contrato;
    2. Se você ia receber selecione Destinatário da Correspondência/Encomenda;
  4. Preencha com o Código de Objeto;
  5. Preencha dados do destinatário e do remetente;
  6. Digite seus telefones e email;
  7. Selecione o tipo de embalagem;
  8. Leia os termos e selecione o quadradinho;
  9. Selecione o quadradinho do Não rou robô;
  10. Clique em Enviar.

Acompanhar reclamação Correios online

Você poderá acessar esta página oficial dos Correios para acompanhar o andamento da Manifestação. Digite o código da manifestação ou o código de rastreio do Objeto, selecione CPF e preencha com seu CPF. Depois clique em “Não sou robô” e clique em “Consultar”.

Falando com a Ouvidoria

Primeiramente faça a reclamação como indicado acima, se nada for resolvido você poderá entrar em contato com a Ouvidoria para solicitar intervenção. Não tem como ligar para a Ouvidoria, é preciso fazer solicitação nesta página oficial, digite o procolo de atendimento da reclamação que registrou, adicione o email cadastrado no protocolo e escreva sua manifestação. Ao terminar clique em “Enviar”.

O prazo para resposta é de 30 dias prorrogável por igual período, aguarde.

Telefones dos Correios para dúvidas

Estes são os telefones para produtos e serviços dos Correios, horário de atendimento segunda à sexta-feira das 8 às 20 horas e sábados das 8 às 14 horas:

  • 3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  • 0800 725 7282 (Demais Localidades)
  • 0800 725 0898 (Exclusivo para portadores de deficiência auditiva)
  • 3003 1383 (Informações sobre Banco Postal)

Em caso de elogio, dúvida, sugestão e reclamação o telefone é:

  • 0800 725 0100

O telefone acima não costuma dar certo para fazer reclamação, o que mais funciona é enviar a solicitação pela internet.

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