Techie

Adicionar Comandos no Menu de Contexto do Windows

Além do teclado, o menu de contexto do Windows (também conhecido como menu de clique com o botão direito do mouse) é uma das maneiras mais rápidas de realizar tarefas no computador. Muitos programas que instalamos no Windows criam automaticamente itens no menu de contexto, mas algumas vezes queremos adicionar itens que usamos com mais frequência para agilizar nosso trabalho. O programa portátil grátis Easy Context Menu faz exatamente isso, ele permite adicionar comandos no menu de contexto do Windows de maneira fácil principalmente para quem não entende muito de computador.


Adicionar Comandos no Menu de Contexto do Windows

Assim que abrir o Easy Context Menu você vê uma lista dos comandos disponíveis e o menu de contexto que eles estão associados. Você já deve ter reparado que o menu de contexto muda dependendo do item que você clicar com o botão direito, por exemplo, se clicar em um arquivo com o botão direito do mouse o menu será diferente do que clicar com o botão direito na Área de Trabalho.

Para ativar ou desativar um item é preciso selecioná-lo na lista. Abaixo um exemplo para colocar o “Sleep” (Dormir) no menu de contexto.

Adicionar Comandos no Menu de Contexto

Ao selecionar o “Sleep” a opção “Turn Off Options” (Opções para Desligar) é selecionado automaticamente dentro do campo “Desktop Context Menu” (Menu de Contexto da Área de Trabalho). Não feche o programa! Para confirmar clique no símbolo do mouse com a cruz verde “Apply Changes” (Aplicar Mudanças) no menu superior.

Adicionar Comandos no Menu de Contexto 2

Pronto, a opção de colocar o computador para dormir foi adicionada no menu de contexto do Windows.

Adicionar Comandos no Menu de Contexto 3

Outras opções legais são, por exemplo, bloquear ou desbloquear programa no firewall do Windows. Quando ativar essa opção no Easy Menu Context, ao clicar em um programa com o botão direito, você poderá escolher uma das opções rapidamente.

Adicionar Comandos no Menu de Contexto 4

Tem diversas outras opções para adicionar, até Ferramentas do Sistema (Editor de Registro, Gerenciador de Dispositivo etc) estão disponíveis, perfeito para quem usa muito elas.

Clicando com o botão direito em um item na janela do Easy Menu Context, você pode escolher a posição (Position) que deseja que o item apareça no menu de contexto (Em Cima, No Meio ou Embaixo). É possível ainda ativar a opção “Shift-Click“, assim o item irá aparecer no menu de contexto somente quando você apertar shift no teclado antes de clicar com o botão direito do mouse. Isso é bom para não deixar muitos itens aparecendo no menu de contexto.

Não apague o programa, guarde em alguma pasta. Caso queira remover os itens do menu de contexto, basta clicar no mouse com o símbolo vermelho (Uninstall All) no menu superior.

Adicionar Comandos no Menu de Contexto do Windows

Easy Context Menu é compatível com Windows XP , Windows Vista, Windows 7 (32 e 64 bit) e Windows 8 (32 e 64 bits). Tamanho 1003 KB.

Baixe o Easy Context Menu no site Softpedia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!