Techie

Adicionar e remover programas no Windows Firewall

Não está conseguindo acessar a internet com algum programa ou jogo do Windows? Pode ser que ele esteja sendo bloqueado pelo Windows Firewall. Confira agora como adicionar e remover programas no Windows Firewall para liberar o tráfego de saída e entrada para ele.


O tutorial foi realizado no Windows 10, mas o processo é o mesmo para Windows 7 e Windows 8/8.1.

Adicionar e remover programas no Windows Firewall

Comece clicando no botão iniciar, digite painel no teclado (2) e clique em “Painel de controle” (3) que aparecerá na parte de cima do menu.

abrir painel de controle no Windows

Digite a palavra “Firewall” (1) no campo de busca no canto superior direito. Clique em “Firewall do Windows” (2) que aparecerá embaixo.

Painel de controle Firewall do Windows

Na janela que abrir clique em “Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows” na coluna da esquerda.

Permitir aplicativo ou recurso no Windows Firewall

Clique na opção “Alterar configurações” (1) no canto superior direito para poder realizar as modificações. Se você quiser autorizar algum programa é só procurar pelo nome no campo “Programas e recursos permitidos” e marcar o quadradinho do lado esquerdo dele (2). Repare que do lado direito você também pode marcar se quer liberar o programa somente quando estiver em internet privada (doméstica/corporativa) ou pública ou ambas (marcando os dois quadradinhos). Caso o programa não esteja aparecendo na lista, é só clicar em “Permitir outro programa”(3) para procurá-lo.

Adicionar e remover programas no Windows Firewall

Adicionar e remover programas no Windows Firewall

Quando você clicar em “Permitir outro programa” abrirá uma nova janela. Clique em “Procurar” (1) para procurar pelo programa no computador. Em seguida ele aparecerá na parte de cima da janela. Clique em “Adicionar” (2).

Adicionar aplicativo no Windows Defender Firewall

Ele aparecerá na lista de “Aplicativos e recursos permitidos” já com quadradinho selecionado para ficar permitido no firewall.

Removendo programa do firewall

Para remover um programa do Windows Firewall, basta selecionar o programa clicando em cima (ficará azul), depois clique em “Remover”. ATENÇÃO! Isso irá remover imediatamente o programa do firewall e ele não terá mais acesso à internet.

Aplicativos e recursos permitidos no firewall Windows

Quem preferir não remover pode apenas desmarcar o quadradinho no esquerda do programa, isto vai bloqueá-lo no firewall até que você queira autorizá-lo novamente.

Quando terminar é só clicar em “Ok” e fechar a janela.

Lembre-se de permitir somente os programas que você realmente irá usar. O firewall do Windows protege seu computador contra invasão de hackers.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários