Adicionar livros no Kobo com calibre, serve para Kindle e iPad


Para quem não conhece, o Calibre é um programa grátis para gerenciar livros digitais compatível com Windows, Mac e Linux. Possuo um Kobo e só uso o Calibre para enviar meus livros para o dispositivo e ainda converter de PDF para ePUB. Além de enviar e converter, com ele você poderá adicionar imagem para capa (caso o livro não tenha) e ainda organizar tudo colocando nome de autor, título, coleção etc. Confira agora como adicionar livros no Kobo com Calibre, a mesma dica serve para o Kindle e iPad.

Adicionar livros no Kobo com calibre

Instalando e adicionando livros no Calibre

A primeira coisa a fazer é baixar o Calibre no site oficial http://calibre-ebook.com/download. Instale o programa normalmente, como faz com outros programas. Quando terminar abra o programa.

Para adicionar livros na biblioteca do Calibre você pode clicar em “Adicionar livros” no canto superior esquerdo. Depois clicar em “Adicionar livros de um diretório” e escolher a pasta onde seus livros estão salvos. Quem preferir pode arrastar e soltar o livro na tela do meio do Calibre, o livro será adicionado na biblioteca do programa.

Adicionar livros no Calibre

Todos livros adicionado aparecerão no campo do meio do Calibre. Ele criará automaticamente a pasta “Calibre Library” que fica, por padrão, dentro de C:\Users\SEUNOME\Calibre Library. Caso queira mudar o local da pasta é só clicar na setinha do lado direito de “Biblioteca” e “Alternar/criar biblioteca”.

Depois que tiver adicionado todos seus livros você poderá editar as informações para eles ficarem organizados no seu Kobo. Para isso é só clicar com botão direito em cima de cada um deles e selecionar “Editar metadados” e depois “Editar metadados individualmente”. Se for uma coleção, é só selecionar todos, clicar com botão direito do mouse e escolher “Editar metadados em lote”.

Editar metadados Calibre

Edite tudo que quiser, é possível colocar nome do autor, título do livro, editora, entre outras coisas. Quando terminar clique em “Ok”.

Modificar dados de livro no Calibre

Conectando Kobo no computador

Conecte o Kobo (Kindle ou iPad) no computador usando o cabo USB que veio com o dispositivo. Quando o computador for detectado pelo Kobo aparecerá a mensagem “Você gostaria de conectar seu eReader ao seu computador para gerenciar arquivos?” clique em “Conectar”.

Adicionar livros no Kobo com calibre
Adicionar livros no Kobo com calibre

Transferindo livros para o Kobo

Depois que você conectar o Kobo no computador o Calibre irá reconhecer o dispositivo automaticamente.

Quando ele identificar aparecerá escrito na barra inferior “Conectado ao Kobo Mini” e o botão “Dispositivo” no menu superior ficará clicável.

Calibre conectado ao Kobo Kindle dispositivo

Agora envie os livros que quiser para o dispositivo. Tem duas opções, se você tiver apenas um formato do livro, é só clicar com o botão direito do mouse em cima do livro e selecione “Enviar para dispositivo” e depois “Enviar para a memória principal”. Se tiver mais de um formato, tipo epub e pdf, selecione “Enviar para dispositivo”, em seguida “Enviar formato específico para” e clique em “Memória Principal”

Enviar para o dispositivo Enviar formato específico Calibre

Selecione o formato que quer enviar para o Kobo clicando em cima, vai ficar azul. Quando terminar clique em “Ok”.

Escolher formato do livro para Enviar para dispositivo Calibre

Aparecerá o símbolo de positivo verde quando o livro for enviado com sucesso para o Kobo.

Livros enviados com êxito para dispositivo Calibre

Pronto, se você clicar em “Dispositivo” no menu superior poderá ver os livros que estão no dispositivo.

Quando acabar lembre-se de ejetar o Kobo antes de desconectar o cabo USB, para não causar problema no dispositivo. Clique na setinha para baixo do lado direito de “Dispositivo” e selecione “Ejetar”.

Se enviar muitos livros para o Kobo de uma vez só, pode demorar um pouquinho para aparecerem todos, é preciso aguardar um pouco para ele conseguir atualizar tudo.

Convertendo livros para ePUB ou MOBI

Quem quiser pode converter o livro para ePUB ou MOBI antes de enviar. Basta clicar com o botão direito em cima do livro, selecionar “Converter livros” e, em seguida, “Converter livros individualmente”. É importante informar que esta conversão pode dar alguns erros em alguns livros causando problemas na leitura, não são todos que dão certo.

converter livros para epub mobi Calibre Kobo Kindle
Adicionar livros no Kobo com calibre – converter livros para epub mobi

Na coluna da esquerda clique em “Configurações Página”. Em “Formato de saída” no canto superior direito, selecione “EPUB” ou o formato que preferir para seu dispositivo. Em “Perfil de Saída” selecione “Kobo Reader” ou o seu dispositivo. Essa opção é para o Calibre converter o livro para o layout da tela do seu dispositivo, mudando margem e tamanho da tela. Quando terminar clique em “Ok”.

Conversão de livros no Calibre para formato que quiser
Conversão de livros no Calibre para formato que quiser

Aguarde a conversão do livro para o formato que escolheu. Clicando em “Tarefas” no canto inferior direito, você pode acompanhar o progresso da conversão, o tempo varia de acordo com o tamanho do livro e da quantidade de livros que converter.

32 comentários em “Adicionar livros no Kobo com calibre, serve para Kindle e iPad”

  1. Boa tarde. Tenho um kobo aura H2O e utilizo o Calibre para transferir os ebooks. Sempre correu bem. Agora sigo as instruções ele envia o ficheiro, mas depois o ficheiro no kobo está com tamanho 0.0, ou seja, não está lá… Pode ajudar-me? Obrigada! Inês

    • Boa tarde Inês

      Isto costuma acontecer quando o banco de dados do Kobo está corrompido. Algumas coisas podem causar este problema como, por exemplo, não ejetar corretamente para desconectar do computador, ou se der algum erro no dispositivo que não deixou escrever o banco de dados corretamente quando estava passando os livros, ou se o dispositivo estiver com algum problema.

      Encontramos uma dica no fórum MobileRead falando para restaurar o banco de dados, que pode solucionar o problema. Para restaurar o banco de dados basta sair da sua conta no Kobo e depois entrar novamente, isto faz com que ele apague todos os livros e refaça o banco de dados do dispositivo. Para sair toque no ícone três traços depois “Configurações”, entre em “Contas” e toque em “Fazer logout”. Reinicie o aparelho e faça login na conta. Depois tente enviar novamente os livros com o Calibre, se forem muitos livros pode demorar um pouco para eles aparecerem no dispositivo, é normal isso acontecer, tem que aguardar alguns minutos (dependendo da quantidade pode levar mais de 5 minutos para eles aparecerem no Kobo).

      Se não der certo tente restaurar o Kobo para configurações de fábrica, isto tambem apaga todos os livros e coloca o aparelho como novo. Você poderá fazer login e tentar sincronizar novamente (tenha certeza que o dispositivo está carregado para fazer o processo). Para restaurar toque no ícone três traços, depois “Configurações”, “Informações do dispositivo”, “Restauro das configurações de fábrica” e toque em “Restaurar agora”. Aguarde ele irá apagar sozinho e reiniciar e você poderá fazer login com sua conta. Depois tente enviar novamente os livros.

      Não esqueça de deixar o dispositivo atualizado, pois algumas atualizações consertam problemas do sistema, uma das melhores maneiras de atualizar é pelo Kobo Desktop aqui tem explicando.

      Abs

  2. Tenho um Kobo Touch e instalei o Calibre há pouco tempo e ainda estou me acostumando a usa-lo.

    Gostaria de saber se é possível criar, no Calibre, as coleções de livros, ou seja, organiza-los de maneira que, ao enviá-los para o Kobo, eles também possam ser reconhecidos pelo Kobo como que daquela coleção já existente no Kobo?

    • Oi Carlos
      Se o livro foi comprado da loja do Kobo não tem como copiar para o computador usando o Calibre nem outro programa de gerenciamento de ebooks, pois esses livros são protegidos por DRM (direito autorais) e você só vai conseguir salvá-los usando o Kobo Desktop e Adobe Digital Editions. Aqui tem mais informações:
      https://www.kobo.com/help/pt-PT/article/1566/transferir-ebooks-para-um-novo-kobo-ereader

      Se o livro tiver sido colocado no Kobo por você mesmo, então não precisa nem do Calibre para salvar o livro, basta conectar o Kobo no computador e abrir o “KoboeReader” que aparecerá dentro de “Meu Computador”. Se quiser usar o Calibre é só clicar em “Dispositivo” que aparecerá no menu superior, clicar com o botão direito do mouse em cima do livro que quer salvar e selecionar “Salvar no disco”. Irá abrir a janela do Windows para escolher a pasta para salvar.

      Abs

  3. Após transferir meus livros, via calibre, para o Kobo Glo os e-books não marcam a página onde parei a leitura. Quando abro o e-book ele avança 10 páginas ou mais de onde parei. Alguém sabe o que fazer para consertar isso!!!

  4. Eu estava com o mesmo problema no Kobo Glo. Fiz o procedimento sugerido, logout da conta, e depois disso funcionou direitinho. Os livros que eu havia enviado pelo Calibre apareceram.

    Muito obrigada pelas dicas!!

  5. Acabei de comprar um kobo aura pra estudar, porque muitos cursos vêm em pdf e, pelo que pesquisei, ele é un dos poucos que lê esse formato. O problema é que preciso marcar alguns trecho e inserir notas, mas não estou conseguindo fazer isso nos textos em pdf. Essa é u.a limitação do kobo ou eu não estou sabendo fazer? Se eu converter os arquivos de pdf para epub, usando o calibre, esse problema será resolvido?
    estou precisando muito de ajuda!!! Obrigada!

    • Oi Priscilla

      Eu tenho o Kindle e o Kobo Mini e os dois lêem PDF. A limitação do Kindle é justamente essa, como o PDF não é o formato padrão, as anotações e outras funções que aparecem no formato .mobi/.azw, não ficam ativas para o PDF.
      Pelo que vi em um vídeo no YouTube, o mesmo acontece para o Kobo Aura, a função de “Anotação” e algumas outras não ficam ativas para PDF. O vídeo é esse:
      http://youtu.be/wkWVaPw3Fgs

      Acredito que o formato que dá para fazer as anotações é o EPUB, igual ao do meu Kobo Mini. Você poderia formatar o ebook para EPUB, o próprio Calibre faz isso. Mas não sei se a formatação ficará perfeita.

      Abs

      • Eles deveriam deixar essas limitações bem claras na descrição do produto… ter que converter todo o material será bem trabalhoso, mas… só não me decepcionei com o produto porque ele realmente é apaixonante!
        Obrigada pela ajuda!

        • É verdade Priscilla, concordo com você. Nem no site oficial tem informações sobre isso, o mesmo acontece para o Kindle. Eles deveriam explicar que essas funcionalidades só estão disponíveis para o formato principal do dispositivo.
          De nada!
          Abs

  6. No meu Kobo Glo acontece a mesma coisa… consigo enviar os livros epub para a memória principal do aparelho, e o software envia normalmente. Eles aparecem na aba “dispositivo” também, normalmente. Mas quando ligo o aparelho, não existem livros na biblioteca.

    • Oi João

      Você esperou um tempo para os livros aparecerem? Se estiver jogando muitos livros ao mesmo tempo, pode dar problema para o Kobo reconhecer os epubs. Tente jogar apenas um e ver se vai aparecer.
      Quando você desconecta o Kobo Glo do computador, aparece a tela de processando? Se não aparecer a tela de processando (livros), aguarde o Kobo voltar para a tela Home e desligue-o. Deixe um tempinho desligado e ligue-o novamente. Isso pode fazer ele reconhecer os livros mais rápido.

      Se não adiantar, tente desconectar da sua conta entrando em “Configurações” e “Conta” depois “Sair” (ATENÇÃO, vai apagar tudo!). Isso deve resetar o banco de dados como se fosse reset para configurações de fábrica, mas sem mexer no firmware.

      Se nada disso adiantar, talvez seja preciso fazer o reset para configurações de fábrica.

      Abs

  7. tentei fazer como vc ensinou e da a seguinte mensagem: versão de dados do kobo não suportada. o que devo fazer to desesperada

    • Oi Amanda

      Tentou fazer atualização do Kobo? Conecte no wifi, clique no botão de três traços no canto superior direito e clique no botão para sincronizar (as setas redondas), ao lado de “Última sync:”. Ele irá verificar se tem algum livro para sincronizar e vai buscar as atualizações que estiverem disponíveis para seu dispositivo.
      Se não conseguir como explicado acima, nesta página tem também explicando como atualizar pelo Kobo Desktop:
      http://www.kobo.com/help/pt-BR/article/805/como-atualizar-o-ereader-kobo

      Pode ser que depois de atualizar, o Calibre consiga sincronizar com ele.
      Abs

  8. O Meu calibre não reconhece o meu Kobo Glo e de forma alguma consigo passar arquivos da minha biblioteca particular para o meu Kobo. Já tentei com o Calibre, com o Adobe Digital, até mesmo o Sendtokobo.com, mas esse ficava travando meu kobo quando mandei mais de um livro pra conta. Fora que ele não funciona o wi-fi direito. Nunca pega “força” suficiente para atualizar e etc.

    É sempre assim? Ou o meu veio com defeito de fábrica??? Pq eu comprei, justamente pela facilidade de encontrar epubs pela web…

    • Oi Kamilla

      Esquisito isso, pois o Kobo Glo também é compatível com o Calibre. Ele tem alguns conflitos sim como, por exemplo, não poder enviar muitos livros ao mesmo tempo. Mas conecta normalmente com o Calibre.

      Quando conecta no computador você está apertando o botão conectar na tela do Kobo?

      Não é normal ele não reconhecer não, nem ficar travando quando envia livros. Tentou no computador de outra pessoa? Às vezes está dando algum conflito no seu.

      Talvez também seja preciso atualizar o firmware do Kobo Glo, no site oficial tem explicando como faz:
      http://kobo.intelliresponse.com/br

      Abs

        • Oi Lucianna

          Tente fazer o seguinte. Com o Kobo conectado ao Calibre, clique na setinha para baixo do lado direito de “Preferências” e selecione “Mudar o comportamente do Calibre”. Dentro de “Avançado” clique em “Extras”. Na janela que abrir clique em “Obter informações para configurar o dispositivo definido pelo usuário”. Depois é só seguir o que aparecer na tela. Acredito que depois disso os livros devem aparecer normalmente no seu Kobo Glo.

          Abs

  9. Vocês salvaram meu dia! Eu acabei de comprar um Kobo, falei com os caras do suporte da própria Kobo e eles disseram que epub convertido não funciona mesmo e ponto final! Insisti nas buscas pela internet, e quando ia desistir encontrei essa página. Eu já usava o Calibre, mas nunca ia imaginar que ele pudesse ser a solução dos meus problemas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com quem não tem todo esse knowhow, e de forma simples.

  10. Mesmo depois desses passos o livro que eu mando para o meu KOBO não aparece na minha biblioteca, o que eu faço?????

    • Oi Jardel
      Era para estarem aparecendo, você clicou em “Dispositivo” no menu do Calibre e os livros estão aparecendo nele? Se não estiverem, é por que não foi enviado corretamente.
      Abs

      • Oi,

        Respondo pelo Jardel.

        Segui os passos descritos na página e os arquivos epubs e pdfs aparecem quando clico em “Device” no Calibre, mas não aparecem na biblioteca do Kobo Glo.

        Você tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ou como posso solucioná-lo?

        Muito obrigado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.