Como ajustar volume para cada aplicativo no Windows

Como ajustar volume para cada aplicativo no Windows? No Windows é possível gerenciar o volume de cada um dos programas individualmente utilizando do Mixer de Volume. O recurso está disponível no Windows 10 e no Windows 11 (neste está inclusive dentro das configurações). É importante destacar que as modificações no Mixer de Volume não são permanentes, quando reabrir algum programa será preciso reajustar o volume. Por isso também vamos falar aqui sobre o EarTrumpet, um programa gratuito open source que salva as configurações de volume para cada aplicativo individualmente, e os carrega mesmo após reiniciar o sistema.


Como ajustar volume para cada aplicativo no Windows pelo mixer de volume antigo

Esta dica funciona tanto para Windows 10 quanto para Windows 11.

1. Aperte no teclado as teclas Windows + R.

tecla Win tecla R Executar Windows

2. Vai abrir a janela do Executar, digite SndVol.exe e aperte Enter no teclado.

3. O Mixer de Volume vai abrir em uma janelinha pop-up, você pode alterar os volumes individualmente nesta janela.

Mixer de Volume do Windows volumes individuais

4. Para criar um atalho e abrir mais rápido, clique com botão direito do mouse em área vazia da Área de Trabalho, selecione Novo e depois Atalho.

5. No campo “Digite o local do item” digite SndVol.exe e clique em Avançar.

criar atalho do Mixer de Volume SndVol Windows

6. Dê um nome para o atalho, pode ser Mixer de Volume, e clique em Concluir.

7. Clique com botão direito do mouse em cima do atalho que acabou de criar e selecione Fixar na barra de tarefas. Se for Windows 11, clique “Mostrar mais opções” e depois “Fixar na barra de tarefas” .

O ícone do Mixer de Volume será adicionado na sua barra de tarefas, pode excluir o atalho da Área de Trabalho, se assim desejar.

Gerenciar volumes dos programas pelas configurações Windows 11

No Windows 11 o recurso foi adicionado nas configurações.

1. Clique com botão direito do mouse no ícone da caixa de som que aparece na bandeja do sistema, ao lado do relógio do Windows.

2. Selecione Abrir o mixer de volume.

3. Vai abrir a janela das configurações mostrando o volume atual e o volume para cada um dos aplicativos que estiverem aberto no momento.

Mixer de volume configurações Windows 11

Como ajustar volume dos programas usando EarTrumpet

1. Comece instalando o EarTumpet na Microsoft Store neste link, clique em “Obter”. Ou busque pelo programa abrindo a loja Microsoft Store no seu Windows.

Ajustar volume para cada aplicativo no Windows 10
Download do Ear Trumpet na Loja do Windows 10

2. Depois que terminar a instalação, o EarTrumpet aparecerá no seu menu iniciar. Clique no botão iniciar do Windows e clique em cima do nome do programa EarTrumpet ou busque por ele digitando o nome.

Como ajustar volume para cada aplicativo no Windows
Como ajustar volume para cada aplicativo no Windows

3. O ícone do programa será adicionado na bandeja do sistema, se não estiver vendo ele é só clicar na setinha para cima. Você pode clicar e segurar em cima, depois puxar para próximo ao relógio, para deixá-lo aparecendo na sua bandeja do sistema.

ícone EarTrumpet bandeja do sistema Windows

4. Clique no ícone do Ear Trumpete para abrir o controle de volume individual de cada programa que está rodando no computador. Deslize os botões para esquerda e direita, de acordo com o que quiser diminuir e aumentar, respectivamente.

Como ajustar volume para cada aplicativo do Windows EarTrumpet

Com o programa EarTrumpet o processo fica muito mais simples e rápido. Ele irá iniciar com o Windows, sempre abrindo o ícone na bandeja do sistema, para alteração rápida dos volumes.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.