Álcool evapora em quanto tempo na comida?


Álcool evapora em quanto tempo na comida? É mito/mentira ou verdade que o álcool evapora por completo dos pratos que contêm este ingrediente quando eles são aquecidos? Será que tem perigo dar para crianças pratos que contenham bebida alcóolica? A seguir falaremos mais sobre o cozimento dos pratos com bebidas (vinhos e outros) adicionadas.

Álcool evapora em quanto tempo na comida?

Atenção! Se você costuma dar para seus filhos pequenos comidas que levam bebida tenha muito cuidado! Ou se você tem problemas com álcool e não pode ingerir bebida alcóolica também deve se preocupar. Principalmente se forem bebidas com alta concentração de álcool.

É mentira que o álcool evapore completamente da comida quando ela é cozida.

Mito = álcool não evapora por completo!

Álcool evapora em quanto tempo na comida
Álcool evapora em quanto tempo na comida? Simplesmente não evapora por completo!

A verdade é que o etanol ferve (entra em ebulição) em temperatura mais baixa que a água, mas ele também se liga a outros compostos. Dependendo da receita e técnica utilizadas no processo do cozimento, até 85% do álcool podem permanecer no alimento!!!

ponto ebulição

álcool – 78,37 °C

água – 100 °C

O prato irá aquecer abaixo da temperatura normal de ebulição da água e do álcool e o vapor liberado contém a mesma proporção de água e álcool que a receita. Isto acontece pois os dois juntos formam uma mistura azeotrópica, portanto terão apenas um ponto de ebulição e fixo, como se transformassem em uma substância só. Aí que ocorre o problema, só é possível separar um do outro rapidamente por processos específicos como a destilação.

destilação – processo de separação de misturas, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida

Outros fatores também podem influenciar, como o tamanho da panela e quantidade de gordura usada. Quanto menor a panela, menor a chance do álcool evaporar, mais álcool permanecerá na receita pronta. A gordura pode se ligar ao álcool e água prevenindo sua evaporação.

Se você notar que ficou algum líquido na receita, provavelmente este líquido contém álcool e água juntos!

Nem mesmo a técnica de flambar, colocar fogo no álcool para ele queimar no prato, remove o álcool por completo. Em alguns pratos permanece 70% a 75% do álcool!

Somente tempos de cozimentos longos, acima de três horas de cozimento, devem remover o álcool por completo. Portanto o ideal é tentar substituir a bebida alcóolica por outro ingrediente não alcóolico, quando for preparar a receita para crianças ou pessoas que tenham problemas com bebida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.