Alimentos que o cachorro não pode comer


Quais alimentos que o cachorro não pode comer? Muitas pessoas acham que podem dar qualquer comida para o cachorro que não tem problema. Mas existem alguns alimentos que são proibidos pois podem causar inclusive a morte do seu cãozinho. Abaixo falaremos sobre eles, a lista está em ordem alfabética.

Alimentos que o cachorro não pode comer

Abacate tem persina que é tóxica para cães

Apesar do abacate ser um alimento saudável para os humanos, ele é péssimo para nossos cãezinhos, pois contém uma toxina fungicida chamada de persina, presente no caroço, folhas e na planta.

Esta toxina pode causar vômitos e diarréia, se consumido em altas doses pode causar danos ao miocárdio e pancreatite. Em casos mais graves pode levar à morte.

Açúcar causa obesidade e diabetes

O açúcar não é tóxico como adoçantes e chocolate, mas não é saudável para seu cão pois pode contribuir para obesidade e fazer seu cão ficar diabético.

Álcool pode causar intoxicação no cachorro

A bebida alcóolica vai causar intoxicação muito mais rápido no seu animal do que em você, podendo causar envenenamento e até morte. Nunca dê bebidas para seu animal!

Caqui pode causar problemas digestivos

Apesar do caqui conter vitamina C e vitamina A que são boas para seu cão, as sementes podem causar bloqueio intestinal levando a vários problemas digestivos. Uma substância química encontrada pode reagir com o ácido do estômago criando uma massa pegajosa. Evite dar caquis para seu animal.

Alimentos que o cachorro não pode comer
Alimentos que o cachorro não pode comer!

O excesso de caqui também pode causar diarréias.

Café afeta sistema nervoso e coração dos cães

A cafeína presente no café é estimulante, para os humanos não causa problemas em quantidades moderadas, mas para os cachorros é terrível pois afeta o sistema nervoso e o coração, causando palpitação e tremores musculares, podendo causar ainda diarréia e vômitos.

Em quantidades muito altas pode causar problemas para respirar e até convulsões, podendo ser letar na concetração de 150 mg por Kg do peso do animal. Portanto não deixe o cachorro lamber o resto de café da sua xícara!

Carne crua traz risco de infecção para o cachorro e dono

Sim, uma pesquisa foi realizada com cachorros e se descobriu que alimentos de carne crua para cachorro contêm bactérias em grande quantidade que pode colocar as pessoas e o animal em risco de pegar infecção.

As bactérias presentes no suco da carne crua pode espirrar e espalhar para outros alimentos e superfícies, além disso os cães podem transferir bactérias potencialmente patogênicas ao lamber o rosto do seu dono após se alimentar. Portanto tenha muito cuidado se você costuma dar carne crua para seu animal!

Cebolinha, cebola e alho irritam o estômago

Estes legumes e verduras do gênero Allium podem causar irritação no sistema digestivo do animal, causando vômitos, diarréia, dor abdominal, aumento dos batimentos cardíacos, fraqueza e outros. Se ele comer em muita quantidade pode causar destruição dos glóbulos vermelhos, levando à anemia e até falência renal.

Além disso seu cãozinho ficará com um bafo horrível!

Chiclete causa obstrução intestinal nos cães

O chiclete é muito perigoso para os cães pois pode obstruir o intestino. Além disso alguns chicletes contêm xilitol, adoçante extremamente tóxico para seu animal, que pode causar falha no fígado.

Chocolate pode levar o cachorro à morte

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, um componente tóxico para os cães, que causa problemas graves no sistema nervoso. Pode causar vômitos, diarréia, batimentos cardíacos irregulares, tremores, convulsão e morte.

Uma quantidade tóxica para um cão de 5 Kg seria uma barra de chocolate. Portanto tenha cuidado, nunca deixe chocolate ao alcance do seu amigo.

Damascos, pêssegos e ameixas pode obstruir intestino

As sementes destas três frutas são perigosas para seu cão, pois além de conter pequenas quantidades de cianeto, que é venenoso para cães, elas podem causar obstrução do intestino.

Se ele comer em muita quantidade também pode causar diarréia.

Leite causa diarréia em cachorro

Infelizmente o leite não combina com seu cãozinho. Os cães não possuem muita enzima lactase que age para fazer digestão da lactose do leite. Isso resulta em problemas intestinas e diarréia, podendo levar ao desenvolvimento de pancreatite. Evite dar leite ao seu animal.

Macadâmia é tóxica para cachorros

A noz-macadâmia é sim tóxica para os cães, pequenas quantidades já podem causar um grande estrago, inclusive fraqueza e depressão. Em alguns casos pode ocorrer hipotermia, tremores e febre.

Pode levar até 12 horas para os sintomas de envenenamento aparecerem.

Ossos podem causar perfuração gastrointestinal

Apesar de sempre ligarem os ossos aos cachorros, a verdade é que eles podem ser perigosos para seu animal, pois as lascas podem ficar presas na garganta causando sufocamento ou ainda pode causar perfuração do trato digestivo. Dependendo da gravidade pode levar à morte.

Ovo cru pode conter salmonela

É seguro dar ovo para seu cãozinho, mas desde que esteja cozidos. Evite dar ovo cru, pois além de salmonela, o ovo cru pode levar a deficiência de uma vitamina do complexo B, causando problemas de pele e pêlo.

Sal pode levar o cachorro à morte

Se o cão comer sal em excesso pode levar a problemas como desidratação, febre, depressão, tremores, vômitos e até a morte. Nunca deixe seu animal comer sal!

Uvas e passas são tóxicas para cães

As uvas e passas podem levar o animal à insuficiência renal, ainda não se sabe o porquê disso, mas sabe-se que até uma pequena quantidade pode trazer riscos para seu cão. Alguns sintomas de intoxicação são vômito, perda de apetite, fraqueza, dor abdominal, diarréia, depressão e, em casos mais graves, convulsão e morte.

Portanto tenha cuidado com estes alimentos, nunca deixe em local que seu cãozinho poderá pegar, ele poderá estar correndo risco de morte.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.