Finanças

Aplicativo Pessoa Física da Receita Federal para Android e iOS

A Receita Federal possui aplicativos para smartphone e tablets que permite consultar 2 via do CPF, consultar restituição do IRPF, tirar primeira via CPF, regularizar CPF, calcular imposto, consultar CNPJ e muito mais. Veja agora como baixar o aplicativo Pessoa Física da Receita Federal para Android e iOS, configurar para imprimir DARF e acompanhar seus dados com mais facilidade.


Aplicativo Pessoa Física da Receita Federal

Comece instalando o aplicativo para Android na Google Play ou para iPhone na AppStore.

A tela principal do aplicativo Pessoa Física traz todos os serviços disponíveis. É possível consultar segunda via do CPF e consultar restituição do Imposto de Renda. Nos serviços CPF você pode fazer inscrição no CPF, fazer regularização de dados e ainda tirar algumas dúvidas. Nos serviços IRPF além de consultar restituição é possível calcular impostos, visualizar lotes, preencher e transmitir declaração e acompanhar declaração. Em “Outros serviços” você pode consultar CNPJ e verificar endereços das unidades da Receita Federal.

Aplicativo Pessoa Física da Receita Federal

Aplicativo Pessoa Física da Receita Federal

Baixando o app IRPF e cadastrando dispositivo

Para utilizar os “Serviços IRPF” é preciso baixar o aplicativo IRPF também disponível para Android na Google Play e para iOS na AppStore.

Depois será preciso cadastrar o dispositivo móvel no Centro Virtual de Atendimento eCAC para poder utilizá-lo. Acesse https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/. Faça login com seus dados da Receita Federal. No menu da esquerda clique em “Cadastro de dispositivo móveis”.

cadastro de dispositivos móveis eCAC Receita Federal

Ele vai dar alguns detalhes, leia e clique em “Cadastrar novo dispositivo”.

Cadastrar novo dispositivp para usaar app Pessoa Física IRPF

Dê um nome para seu dispositivo (1). Digite uma senha para utilizar com este dispositivo, será preciso digitá-la duas vezes (2). Deopis escolha uma data de expiração, por quanto tempo quer deixar este dispositivo acessar a conta. Selecione “Acompanhar declaração” (4) para poder ver declaração pelo dispositivo. Depois clique em “Salvar”.

cadastro de dispositivo móvel para usar app IRPF Pessoa Física

Pronto, o dispositivo está cadastrado para uso no aplicativo. Caso queira remover o aplicativo ou editar senha é só clicar no “x” ou no lápis dentro do campo “Ação”, respectivamente.

cadastro realizado com sucesso remover dispositivo eCAC receita

Utilizando o aplicativo para acompanhar declaração e imprimir DARF

Depois que tiver cadastrado o dispositivo no portal eCAC você poderá utilizar o aplicativo sem restrições.

Caso queira acompanhar declaração você poderá abrir pelo app Pessoa Física ou direto no app IRPF. No aplicativo IRPF é só tocar em “Acompanhar declaração”. É só digitar seu CPF e tocar no ícone da lupa.

declaração IRPF app IRPF Receita FederalAcompanhar declaração CPF app IRPF

Ele vai avisar que o dispositivo precisa ser habilitado. Toque em “Continuar”. Digite o nome do dispositivo, que criou no Portal eCAC, digite a senha que escolheu e toque em “Continuar”.

aparelho não habilitado para CPF eCAC app IRPFativar dispositivo móvel para app IRPF Receita Federal

Ele vai mostrar todas declarações já enviadas e salvas no portal eCAC. Para imprimir algum DARF de cota do IRPF é só tocar em cima da declaração que quer visualizar.

Declaração de imposto de renda app IRPF Receita imprimir DARF

Depois ele vai mostrar a situação da declaração. Na parte superior é só tocar em “Débitos” para visualizar as cotas pagas, aparecerão em verde, e as que precisam ser pagas. Toque em cima da que quiser pagar para gerar o DARF para pagamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários