Ativar Google Drive offline para trabalhar sem internet


Como ativar Google Drive offline para trabalhar sem internet? Se você costuma editar muitos arquivos do Google Drive no Google Docs, então precisa ativar a opção offline para pode usar as ferramentas do Google quando não estiver conectado na internet. 

O recurso offline só funciona no navegador Chrome. Não ative este recurso em computadores públicos pois seus documentos ficarão acessíveis para qualquer um ver!

Ativar Google Drive offline para trabalhar sem internet

Comece instalando o Google Drive no computador, faça download nesta página clicando em “Fazer download” dentro de “Pessoal”. Vai abrir a janela para você ler os termos, leia e clique em “Concordar e fazer download”.

Download do aplicativo Google Drive
Download do aplicativo Google Drive

Quando terminar clique no “installbackupandsync.exe” para instalar. Ele irá verificar na internet se tem alguma outra atualização e instalará o programa.

Fazendo login com Google

Ao ser instalado aparecerá próximo ao relógio do Windows, o ícone da nuvem com uma seta no meio, no canto inferior direito da tela. Clique nele e depois em “Primeiros passos” para fazer login no programa.

Digite o email e “Próximo”, depois digite sua senha e “Fazer login”.

Lgin Backup and Sync Google Fotos Windows

Se você tiver verificação em duas etapas ativada, digite o código que receber.

Sincronizando pastas do PC com Google Drive

Ele vai explicar que a primeira etapa é para escolher as pastas do computador que serão sincronizadas com o Google Drive. Clique em “Ok”.

Na parte superior da janela (1) aparecem as pastas do computador que você quer enviar para o Google Drive, ele deixa tudo selecionado, você pode desmarcar o que não quiser enviar, tenha atenção pois estas pastas do computador vão ocupar seu espaço disponível no Google Drive (o tamanho das pastas aparece entre parênteses). Se quiser adicionar outras pastas clique em “Escolher pasta” (2) e selecione. Depois marque se quer armazenamento gratuito ou pago para as fotos (3), deixe a mesma configuração do seu Google Fotos no celular! Quando terminar clique em “Próxima”.

Backup e sincronização Google Drive no Windows

Sincronizando pastas do Drive com o PC

Ele irá avisar que vai começar a sincronização do Drive com o computador. Clique em “Ok”.

Em seguida escolha se quer sincronizar o Google Drive completo ou se quer selecionar pastas específicas para sincronizar. Deixe selecionar “Sincronizar Meu Drive…” (1), caso queira modificar onde a pasta do Google Drive ficará clique em “Alterar” (2) e escolha. Na parte debaixo você pode marcar se quer sincronizar tudo do drive ou se quer selecionar pastas específicas (3), tenha atenção pois irá ocupar espaço no HD do computador, selecione só o que for essencial. Quando terminar clique em “Iniciar”.

Sincronizar Meu Drive com este computador app Google Drive Windows

Ele irá piscar a Área de Trabalho do computador e começará a sincronização, aguarde. Se você clicar no ícone da nuvem na bandeja do sistema poderá ver a sincronização em andamento, quando terminar os arquivos ficarão com ícone verde do lado.

ícone Backup and Sync Google Windows

Ativar acesso offline no Drive

Agora entre no seu Google Drive neste link. Clique no botão da engrenagem no canto superior direito e depois “Configurações”.

Configurações Google Drive

Do lado direito selecione o quadradinho “Off-line” e selecione o quadradinho “Criar, abrir e editar seus arquivos recentes”.

Configurações offline Google Drive

Se você não tiver a extensão dos documentos offline aparecerá o aviso, clique em “Instalar”.

extensão Chrome Documentos Offline Google Drive

Vai abrir a Chrome Web Store, clique em “Usar no Chrome” e depois confirme “Adicionar extensão”.

Adicionar extensão Documentos Offline Google Drive no Chrome

Volte para a janela do Google Drive e selecione o quadradinho “Off-line”, ele irá ativar o recurso no fundo, não aparecerá confirmação na tela. Depois pode clicar no botão azul “Concluir” para fechar esta janela.

Concluir ativação modo offline do Google Drive

Se tudo estiver correto aparecerá o ícone na parte superior da página da bolinha com o tique no meio “Pronto para o modo offline”.

Ativar Google Drive offline pronto para modo offline
Ativar Google Drive offline para trabalhar sem internet

Editando documentos sem internet

Agora você poderá abrir o Google Drive no Chrome para editar os documentos mesmo que esteja sem internet.

Ao abrir o Google Drive em modo off-line não vai aparecer aviso. Quando você carregar um documento aparecerá o ícone na parte superior especificando que você está off-line.

Voc6e está off-line no Google Drive edição de documento

Ao editar o documento também vai aparecer a informação na parte superior da página explicando que as alterações foram salvas no modo off-line.

Todas alterações doram salvas no modo offline Drive
Como ativar Google Drive offline

A próxima vez que conectar a internet neste computador todas alterações que realizou no modo off-line serão automaticamente sincronizadas com o documento online. Esta mensagem mudará para “Todas as alterações foram salvas no Drive”.

Desativando o recurso offline

Para desativar o recurso basta voltar nas configurações do Google Drive como explicado no início do post e desmarcar o quadradinho “Sincronizar os arquivos do Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google com este computador para edição off-line…”.

Configurações offline Google Drive

Ativando Google Drive offline no Android e iOS

No Android e iOS o processo é um pouco diferente, você mesmo tem que disponibilizar o arquivo offline.

Para isso abra o aplicativo Drive no smartphone ou tablet. Toque no botão de três pontinhos do lado direito do arquivo. Vai abrir o menu inferior, toque em “Tornar disponível offline”.

Vai aparecer o aviso de que o arquivo está disponível off-line. Repita o processo para todos os arquivos que quiser deixar disponível em modo sem internet.

Você poderá visualizar os arquivos que estão offline tocando no botão de três traços no canto superior esquerdo (2) e entrando em “Off-line”.

Conclusão

Dá um pouquinho de trabalho a configuração do modo off-line, mas vale a pena se você quiser editar documentos do Google Docs como se estivesse usando o Microsoft Office no Windows. Você poderá fazer todas as modificações, assim que a internet voltar a funcionar, o documento será sincronizado e salvo pelo Google Drive.

2 comentários em “Ativar Google Drive offline para trabalhar sem internet”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.