Techie

Autenticação de dois fatores no Facebook

Facebook é a rede social mais usada no Brasil e no mundo. São milhões de pessoas postando fotos, informações pessoais, acompanhando amigos etc. Justamente por causa de tantos detalhes pessoais não podemos dar bobeira e ter a conta hackeada. Foi nisto que a rede social pensou quando disponibilizou a autenticação de dois fatores no Facebook. Ativando este recurso você precisará da senha e de um código de segurança para conseguir fazer login na conta. Este código de segurança pode ser enviado por SMS ou gerado por um app gerador de códigos. Veja agora tudo que você precisa fazer para ativar a verificação em dois passos no Facebook.


É importante lembrar que a verificação em duas etapas usando SMS não é tão seguro quanto usando aplicativo gerador de códigos, pois seu número pode ser roubado e a pessoa receber o código no seu lugar. Mas explicaremos como configurar os dois tipos aqui.

Autenticação de dois fatores no Facebook

Autenticação de dois fatores no Facebook por SMS

Faça login na sua conta do Facebook https://www.facebook.com. Clique na setinha para baixo no canto superior direito da página e selecione “Configurações”.

setinha configurações do Facebook

Selecione “Segurança e login” no menu da esquerda.

Configurações Segurança e Login Facebook

Do lado direito procure por “Autenticação de dois fatores” e clique em cima do “Usar autenticação de dois fatores” (1).

Usar autenticação de dois fatores Facebook Login autorizado Senhas apps

Será preciso digitar sua senha para continuar.

Vão aparecer informações sobre a verificação em duas etapas. Leia e clique em “Começar”.

Adicione segurança extra dois fatores Facebook começar

Ele vai perguntar qual método quer usar. Deixe em “SMS” e clique em “Avançar”.

Autenticação de dois fatores Facebook método SMS ou app autenticador

Digite seu número de telefone com DDD, se você já tiver telefone conectado na conta não será preciso adicionar um número, vai aparecer direto próxima imagem.

Adicione número de telefone dois fatores Facebook

Verifique o código de segurança que o Facebook enviou para o seu celular por SMS. Digite o código na tela do Facebook (1). Clique em “Avançar” (2).

Autenticação de dois fatores no Facebook insira código

Autenticação de dois fatores no Facebook insira código

Se quiser receber notificações do Facebook ative a primeira opção (1), não aconselho a ativar este recurso se você tem muitos amigos pois pode ser irritante. Se estiver no seu computador deixe ativado “Permitir logins sem código por 1 semana” e clique em “Concluir”.

Autenticação de dois fatores ativada Facebook Concluir

Pronto, o recurso estará ativado. Agora sempre que fizer login em um novo computador, celular ou qualquer outro dispositivo você terá que digitar a senha e o código de segurança.

Autenticação de dois fatores no Facebook usando aplicativo autenticador

O Facebook vai voltar para a tela de autenticação de dois fatores. Se não voltar é só você entrar novamente em “Configurações” > “Segurança e login” > “Usar autenticação de dois fatores”.

Na tela da autenticação de dois fatores clique em “Configurar” do lado direito de “Aplicativo de autenticação”.

Facebook aplicativo de autenticação, códigos de recuperação

Vai abrir a janela para escanear o código QR com o aplicativo autenticador. Neste tutorial iremos usar o Authy, um dos melhores autenticadores atualmente, se quiser saber como configurá-lo veja nosso post como configurar Authy.

 

Configurar através de autenticador de terceiros Facebook

Abra o Authy, toque no ícone para “Adicionar conta” (no iPhone aparece na parte debaixo, no Android tem que tocar no ícone de três bolinhas no menu superior). Escaneie o código do Facebook ou coloque para inserir manualmente.

adicionar conta no AuthyEscanear código QR com Authy

Escaneie (1) o código na tela do Facebook. Quando tiver escaneado clique em “Avançar”. Se ele não conseguir escanear o código você poderá digitar o código (3) manualmente.

Configurar através de autenticador de terceiros Facebook

O aplicativo Authy vai começar a gerar códigos de segurança para o Facebook, eles ficam modificando com o tempo. Digite na tela do Facebook o código que está aparecendo no Authy e clique em “Avançar”.

Autenticação de dois fatores no Facebook insira código

Escolha se quer permitir logins sem código por 1 semana, assim será possível fazer login na conta por uma semana sem precisar do código, após isso somente digitando o código. Clique em “Concluir”.

Autenticação de dois fatores com app autenticador ativada Facebook

Pronto, o aplicativo autenticador está configurado. Você poderá usá-lo para fazer login na conta sem precisar do SMS, ou seja, sem precisar de conexão com a rede móvel, uma vez que o app funciona independente dela.

Aconselhamos a desativar a autenticação por SMS, pois é menos segura que com o aplicativo autenticador.

Gerando códigos de backup na autenticação de dois fatores no Facebook

É muito importante gerar os códigos backup para você não ficar preso fora da conta. Para isso acesse “Configurações” > “Segurança e login” > “Usar autenticação de dois fatores”. Na página da autenticação clique em “Configurar” (2) do lado direito de “Código de recuperação”.

Facebook aplicativo de autenticação, códigos de recuperação

Vai abrir a janela dos códigos, clique em “Obter códigos”. Os 10 códigos vão aparecer na tela, você poderá imprimir e guardá-los em local seguro. É muito importante guardar estes códigos pois se der algum problema com o app autenticador, você não ficará preso fora da sua conta.

Eles só podem ser usados cada um uma vez, depois de usado fica inutilizado. Quando tiver usado os 10 da lista é preciso gerar uma nova lista de códigos clicando em “Obter novos códigos”.

Gerar senhas de aplicativos

Quando a autenticação em dois fatores está ativada, alguns programas como Xbox, Spotify e Skype podem não se conectar com o Facebook usando a senha normal. Neste caso é preciso gerar uma senha de aplicativo especial para cada um deles. Para isso volte em “Configurações” > “Segurança e login”.

Do lado direito clique em “Senhas de aplicativos” (3).

Usar autenticação de dois fatores Facebook Login autorizado Senhas apps

Depois clique em “Gerar senhas de aplicativos”. Vai abrir uma janela pop-up explicando sobre o problema. Clique novamente em “Gerar senhas de aplicativos”. Digite o nome do aplicativo que quer aprovar no Facebook e clique em “Gerar senha”. A senha vai aparecer na tela e você poderá inserí-la no programa que está querendo adicionar. Para fechar clique em “Concluir”.

Logins autorizados

Dentro de  “Configurações” > “Segurança e login” você também poderá analisar os logins autorizados (2) na sua conta. Dá para visualizar todos dispositivos que se conectaram e a data da conexão.

Usar autenticação de dois fatores Facebook Login autorizado Senhas apps

As autorizações ou logins que quiser desautorizar é só clicar em “Remover” do lado direito dele. Depois clique no botão “Salvar”.

Desativando aprovação de login Facebook

Não aconselhamos a desativação deste recurso de segurança, uma vez que apenas as senhas já não são mais suficientes para portegerem sua conta. Caso você queira mesmo desativar é só voltar em “Configurações” > “Segurança e login” > “Usar autenticação de dois fatores”.

Digite sua senha e na página que abrir clique em “Desativar”. Depois confirme clicando em “Desativar” novamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

8 Comentários