Techie

Backup de aplicativos do Android com Helium


Está precisando formatar seu smartphone Android ou vai trocar de aparelho mas não quer perder os dados dos aplicativos instalados? Então você vai gostar do app Helium, para backup de aplicativos do Android. Veja como fazer backup de aplicativos do Android com Helium abaixo.

A versão grátis do Helium criado pela ClockworkMod faz backup para a memória interna do smartphone ou para o cartão SD, já a versão paga também faz backup na nuvem (Google Drive, Box e Dropbox) e é possível automatizar o backup.

Backup de aplicativos do Android com Helium

Comece instalando o Helium para o seu computador (no Windows será preciso instalar também os drivers de acordo com a marca do seu smartphone). Usuários do Windows precisam fazer download do Android Windows Drivers acessando http://www.clockworkmod.com/carbon/drivers. Instale o Helium no Android na Google Play.

Após instalação abra o Helium no computador, você verá a mensagem:

Backup de aplicativos do Android com Helium

Backup de aplicativos do Android com Helium

Abra o Helium no smartphone, clique em “Ok”. Você verá a mensagem para conectar o Android no computador com o cabo USB. Conecte e siga os passos na tela.

Backup de aplicativos do Android com Helium 2

Dependendo das configurações do aparelho, você precisará habilitar a “Depuração de USB” e mudar o tipo de conexão para “Câmera (PTP)”. É só seguir as instruções na tela para concluir a instalação. Quando estiver tudo configurado corretamente aparecerá a mensagem avisando que pode desconectar o USB do computador.

Backup de Aplicativos do Android 3 Backup de Aplicativos do Android 2

Se você desligar o aparelho terá que fazer esse processo todo de novo, portanto não desligue o aparelho enquanto não tiver terminado o backup!

Marque na lista os aplicativos que quer fazer backup, quando terminar clique em “Backup”.

Backup de Aplicativos do Android 4

Escolha onde quer guardar o backup. “USB Storage” o cartão SD (fácil de transferir depois), “Internal Storage” memória interna do aparelho (pior para transferir depois), ou se pagou licença você pode escolher um backup na nuvem. Depois aguarde o backup ser realizado, quando terminar clique em “Ok”.

Backup de Aplicativos do Android com Helium Backup de Aplicativos do Android 6

Se você escolheu “USB Storage” vai ser mais fácil de transferir seu backup para outro aparelho, basta tirar o cartão e colocar no novo aparelho. Na hora de restaurar o aplicativo Helium vai perguntar onde está o backup, você indica o cartão SD.

Se gravou na memória interna do aparelho você terá que copiar a pasta “Helium” completa para o computador e quando for copiar para o novo aparelho, terá que colocar no mesmo local (não pode mudar o lugar, senão o Helium não vai conseguir restaurar o backup).

Não é muito prático, mas pelo menos não perdemos todos os dados salvos dos aplicativos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Douglas Brito disse:

    No Android 4.4.2 (KitKat), não há possibilidade de que apps terceiros gravem informações no SD Card, então o Helium Bakup não consegue fazer o Backup no disco externo.
    Sendo possível somente a primeira opção, ou as opções do app comprado.

    Abraços
    Douglas Brito