Banana não prende o intestino


Muitas pessoas ficam com receio de comer banana pois acreditam que a banana causa constipação, prisão de ventre. A verdade é que a banana não prende o intestino. Isso é mais um mito relacionado aos alimentos, que vem sendo espalhado pelas pessoas com o passar dos anos. Mas porque as pessoas acreditam nisso?

A banana não prende o intestino

O que acontece é que a banana ajuda a deixar as fezes mais firmes quando a pessoa está com diarréia. Por isso as pessoas acreditarem que ela causa prisão de ventre.

Mas uma coisa não tem a ver com a outra, as bananas não deixam as fezes mais firmes por causar prisão de ventre. Pelo contrário, as bananas, principalmente as menos maduras, contém pouca fibra e são ricas em um amido que é difícil de digerir, chamado amido resistente. É essa combinação de fatores que parece contribuir para seu benefício em relação à diarréia.

A banana não prende o intestino
Sobre o mito da banana causar prisão de ventre

A pouca quantidade de fibras indigestíveis (que poderia piorar a diarréia) e a boa quantidade de amido com textura de goma (que mantém sua forma no cólon absorvendo um pouco do fluido em excesso), fazem da banana uma ótima aliada contra a diarréia. Não é por ela causar constipação.

Alimentos que causam prisão de ventre são aqueles que reduzem as contracções intestinais, retardando os movimentos intestinais. A banana não faz isso. Uma pessoa é considerada com constipação médica quando ela tem menos do que três movimentos intestinais por semana.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.