Benefícios da abóbora para a saúde

Os benefícios da abóbora para a saúde são muitos. Por isso, todo ser humano, gostando ou não, deveria tentar incluir este alimento na sua dieta regularmente. Repleta de nutrientes valiosos como fibras, proteínas, fósforo, manganês, magnésio, ferro e vitamina A.


Trata-se de um dos vegetais mais utilizados no mundo e com vários tipos diferentes. É muito fácil de preparar e com inúmeras maneiras diferentes. Você pode prepará-la pura, em saladas e até na forma de doce. Dá para agradar aos mais diversos paladares.

Os principais benefícios da abóbora para a saúde

– É um alimento rico em vitamina A: a vitamina A é um antioxidante natural que evita o envelhecimento precoce das células. Além disso, é essencial para manter a qualidade da visão e a hidratação e elasticidade da pele. Ainda pode ajudar na prevenção de câncer de mama e de cólon.

– É rica em cálcio, potássio e fósforo: o potássio é um mineral importante para o controle da pressão arterial.

– É boa para a saúde do coração: o magnésio presente no vegetal contribui para uma boa circulação sanguínea e evitar picos altos de pressão arterial, que causam estresse no coração.

Benefícios da abóbora para a saúde
A abóbora japonesa é uma das mais ricas em fibras.

– É um bom alimento para quem quer emagrecer: é um vegetal com baixas calorias e rico em fibras que promovem uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando a fome.

– É um alimento bom para pessoas diabéticas: a abóbora, principalmente a japonesa, é um carboidrato de boa qualidade e de absorção lenta pelo organismo, o que evita picos de insulina e o acúmulo de gordura.

Sementes ricas em Zinco: as sementes da abóbora são extremamente ricas em zinco, que podem contribuir para evitar câncer como o de próstata. Ainda são ricas também em triptofano. Este é um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, melhorando o humor e a qualidade do sono.

Sementes ricas em vitamina E: ricas em carotenóides e vitamina E, dois antioxidantes que reduzem inflamação e protegem as células contra os radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis por várias doenças como câncer, Alzheimer, derrames, infarto e outras.

É importante destacar que ainda são necessários mais estudos clínicos randomizados controlados com humanos, para que possamos afirmar sem dúvidas sobre todos os benefícios deste legume, sobre quantidade necessária diária para obtermos os benefícios etc.

Como preparar a abóbora

Você pode preparar a abóbora de inúmeras maneiras, assada, cozida. Confira algumas receitas com abóbora para se inspirar. Veja também como reaproveitar a casca de abóbora. As sementes também podem se transformar em um ótimo aperitivo nutritivo. Para preparar, lave as sementes, limpe-as e deixe secar bem. Espalhe as sementes em uma assadeira e leve ao forno com os temperos que gostar ou apenas com sal.

Também é possível transformar as sementes em uma farinha nutritiva que pode ser usada em vitaminas, molhos, saladas, sucos ou onde mais desejar.

Em todas as formas de preparo é possível conseguir os inúmeros benefícios da abóbora para a saúde. Sendo assim, encontre a maneira de preparo que mais te agrada e passe a ingerir este alimento regularmente.


4 Comentários

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  1. a abobora tambem e excelente para a alimentaçao dos pets, aqui em casa faço uso da alimentação natural dos meus pets, como mingau de aveia e fubá, e incluo o caldo de abobora kabutia com figado e legumes, tudo sem a adção de temperos.

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