Saúde e Beleza

Benefícios da abóbora para a saúde

Os benefícios da abóbora para a saúde são muitos. Por isso, todo ser humano, gostando ou não, deveria tentar incluir este alimento na sua dieta regularmente.


Trata-se de um dos vegetais mais utilizados no mundo e com vários tipos diferentes. É muito fácil de preparar e com inúmeras maneiras diferentes. Você pode prepará-la pura, em saladas e até na forma de doce. Dá para agradar aos mais diversos paladares.

Os principais benefícios da abóbora para a saúde

– É um alimento rico em vitamina A: A vitamina A é um antioxidante natural que evita o envelhecimento precoce das células. Além disso, é essencial para manter a qualidade da visão e a hidratação e elasticidade da pele. Ainda pode ajudar na prevenção de câncer de mama e de cólon.

– É rica em cálcio, potássio e fósforo: O potássio é um mineral importante para o controle da pressão arterial.

– É boa para a saúde do coração: O magnésio presente no vegetal contribui para uma boa circulação sanguínea e evitar picos altos de pressão arterial, que causam estresse no coração.

Benefícios da abóbora para a saúde

A abóbora japonesa é uma das mais ricas em fibras.

– É um bom alimento para quem quer emagrecer: É um vegetal com baixas calorias e rico em fibras que promovem uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando a fome.

– Sementes ricas em Zinco: As sementes da abóbora são extremamente ricas em zinco, que podem contribuir para evitar câncer como o de próstata. Ainda são ricas também em triptofano. Este é um aminoácido que contribui para a produção de serotonina, melhorando o humor e a qualidade do sono.

– É um alimento bom para pessoas diabéticas: A abóbora, principalmente a japonesa, é um carboidrato de boa qualidade e de absorção lenta pelo organismo, o que evita picos de insulina e o acúmulo de gordura.

Como preparar a abóbora

Você pode preparar a abóbora de inúmeras maneiras, assada, cozida. Confira algumas receitas com abóbora para se inspirar. Veja também como reaproveitar a casca de abóbora. As sementes também podem se transformar em um ótimo aperitivo nutritivo. Para preparar, lave as sementes, limpe-as e deixe secar bem. Espalhe as sementes em uma assadeira e leve ao forno com os temperos que gostar ou apenas com sal.

Também é possível transformar as sementes em uma farinha nutritiva que pode ser usada em vitaminas, molhos, saladas, sucos ou onde mais desejar.

Em todas as formas de preparo é possível conseguir os inúmeros benefícios da abóbora para a saúde. Sendo assim, encontre a maneira de preparo que mais te agrada e passe a ingerir este alimento regularmente.

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