Benefícios da ameixa para a saúde


Existem benefícios da ameixa para a saúde? A ameixa é uma fruta que vem sendo submetida a vários estudos e tem mostrado propriedades que promovem a saúde. Alguns resultados encontrados foram que ela tem características anti-inflamatórias, antioxidantes e pode ajudar à memória. Neste post falaremos um pouco sobre as propriedades da ameixa, suas vitaminas e proteínas.

Perfil nutricional das ameixas

As ameixas são compostas principalmente por carboidratos. Cada 100 g da fruta contém aproximadamente 9,6 g de açúcares naturais, apenas 0,1 g de gordura e poucas calorias, cerca de 40 calorias. Não contém muitas proteínas, somente 0,6 g em cada 100 g da fruta, mas é rica em vitaminas, principalmente vitamina C, e contém minerais como potássio, cobre e magnésio.

Para se ter uma idéia, uma ameixa média costuma pesar quase 80 g. Como é uma fruta rica em açúcares, o recomendado é comer a fruta inteira para ingerir as fibras (cerca de 2 g em cada 100 g). Se possível consuma junto com outros alimentos que contenham fibras como nozes, castanhas e outras oleaginosas ricas em fibras.

Benefícios da ameixa para a saúde

É importante frisar que a maioria dos estudos feitos com a ameixa são realizados com a fruta seca. Mas os estudos com a fruta fresca indicaram benefícios devido à presença de alta quantidade de fenóis e flavonóides. Os principais foram:

Reduzir danos celulares

A vitamina C presente na fruta é responsável pela reparação das células, dando suporte ao sistema imunológico, pois aumenta a produção de glóbulos brancos. Além disso acredita-se que ela retarda o processo de envelhecimento.

Quais benefícios da ameixa para a saúde?
Quais benefícios da ameixa para a saúde

Também contém fitonutrientes vitais que possuem propriedades antioxidantes. Estudos vêm sendo realizados e acredita-se que esses antioxidantes podem prevenir contra os danos celulares, que podem levar ao aparecimento de câncer, doenças do coração e outras.

Reduzir o risco de diabetes é um dos benefícios da ameixa

O consumo de alguns tipos de frutas está diretamente relacionado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo-2. A ameixa é uma dessas frutas, pois tem baixo índice glicêmico, ou seja, ela não promove pico de insulina no organismo. Mas é vital que a pessoa consuma a fruta inteira com as fibras, isso não serve para o suco.

Proteger o coração

Devido à quantidade de potássio presente na ameixa, acredita-se que ela possa ajudar a controlar a pressão arterial e, assim, reduzir o risco de AVC (derrame cerebral).

Esses são os principais benefícios desta fruta que faz sucesso no Brasil, principalmente no Natal e em sua forma seca (desidratada). Além de ser uma fruta saborosa, a ameixa pode ajudar a melhorar a saúde das pessoas.

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