Benefícios da banha de porco para a saúde

Você sabe quais os benefícios da banha de porco para a saúde? Antes de pensar nos benefícios que ela pode trazer para a saúde, tenho certeza que você disse: Banha de porco?! Nem pensar! Banha de porco faz mal para a saúde!


Pois é, infelizmente muitas pessoas ainda pensam assim. Porém, alguns estudos vêm mostrando que a banha de porco é uma gordura saudável e que não há a necessidade de se ter medo. Precisamos de gordura para viver, são as gorduras que fornecem energia, ajudam o corpo a absorver algumas vitaminas e moderam a resposta do corpo aos carboidratos. Além disso a banha de porco possui menos gordura saturada do que a manteiga, é este tipo de gordura que está associada a um risco maior de doenças cardíacas. Nesta postagem falaremos um pouco sobre os benefícios da banha de porco.

Quais os benefícios da banha de porco para a saúde?

– Ao contrário do que muita gente imagina, banha de porco não é a principal causadora de doenças cardíacas. Por ser uma gordura natural de origem animal, ela não faz mal para a saúde. Como especificamos no início do post, ela contém menos gordura saturada do que a manteiga. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa de banha de porco contém em média 5g de gordura saturada e 5,8g de gordura insaturada, enquanto a colher de manteiga contém 7,2g de gordura satura e 3g de gordura insaturada.

– Não causa inflamações no organismo: A banha de porco não possui açúcar em sua composição e possuem vitaminas B, C, D e minerais como fósforo e ferro. Já os óleos vegetais, que compramos em supermercados como óleo de soja, óleo de canola (que muita gente acha que é saudável) causam inflamações e malefícios para o organismo, além de aumentar a produção de insulina, que faz com que o corpo armazene mais gordura.

Benefícios da banha de porco para a saúde
Além de ter uma carne saborosa, a banha de porco pode deixar os pratos ainda mais saborosos.

Pode evitar depressão: A banha de porco possui ácido oleico em sua composição, uma substância que está relacionada ao menor risco de depressão.

– Os alimentos ficam muito mais saborosos: Você já perguntou para a sua avó como ela preparava as refeições no passado? Com certeza ela disse que preparava com banha de porco. Talvez seja por isso que a comida dela seja uma das melhores no mundo, não?!

Lembrando que a banha de porco deve ser consumida em uma dieta balanceada, com frutas, vegetais frescos e grãos, além de reduzido consumo de doces e alimentos fritos.

Ela não é melhor do que o azeite de oliva, este continua sendo a melhor opção entre as gorduras utilizadas na cozinha. Cada colher de sopa de azeite contém apenas 1,9g de gordura saturada e 9,9g de gordura monoinsaturada. Mas existem alimentos que ficam melhores quando preparados na banha de porco. No caso de não ter opção entre a banha e o óleo vegetal, fique com a opção mais saudável, que atualmente é a banha de porco. Se não tiver como comprar banha, dê preferência para óleo de girassol, óleo de cártamo ou canola.

Onde encontrar a banha para consumo?

Em alguns supermercados é possível encontrar a banha de porco industrializada, mas esta não é a melhor para consumo. O ideal é que você prepare a sua em casa mesmo. Assim, você terá a certeza de que está consumindo um produto sem conservantes. Veja como preparar a banha de porco aqui e aqui.

Portanto, se você busca uma alimentação mais saudável, procure inserir a banha de porco na sua dieta.


3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.