Benefícios da castanha do pará para a saúde


Existem benefícios da castanha do pará para a saúde? Está pensando em comer castanha do pará e gostaria de conhecer as propriedades desta castanha brasileira que faz sucesso no mundo todo? Neste post falaremos um pouco sobre os benefícios desta castanha, um fruto seco que é altamente nutritivo.

Nutrientes da castanha do pará que são bons para a saúde

A castanha do pará é uma rica fonte de gorduras saudáveis e proteínas, 60–70% de sua composição é gordura monoinsaturada e 17% é proteína.

Além disso é rica em antioxidantes, especialmente o selênio (Se), apenas uma castanha do pará contém 160% da quantidade de selênio diária recomendada por órgãos da saúde. Talvez seja a melhor fonte de selênio a partir de alimentos à base de plantas.

O selênio é um dos elementos vitais para o bom funcionamento do corpo. Sendo essencial para a tireóide e pode influenciar no sistema imunológico e crescimento celular.

Benefícios da castanha do pará para a saúde
Benefícios da castanha do pará para a saúde

Também contém altas concentrações de magnésio, cobre e zinco.

Talvez possa reduzir inflamação

São ricas em antioxidantes, substâncias que ajudam a manter as células saudáveis, combatendo os danos causados pelas moléculas chamadas radicais livres.

Os antioxidantes são selênio, vitamina E e fenóis como ácido gálico e ácido elágico. Esses tipos de substâncias estão ligadas a um risco reduzido de desenvolver arterosclerose e cancro.

Apesar de alguns estudos mostrarem efeitos benéficos, foi observado que as medidas voltaram aos níveis originais uma vez que a pessoa deixou de comer castanhas do pará.

Talvez possa reduzir colesterol ruim e prevenir doenças cardíacas

Por serem ricas em ácidos graxos poliinsaturados saudáveis, terem um alto teor de fibras e serem rica em minerais, elas demonstraram auxiliar na redução do colesterol total e do LDL, o colesterol ruim. Reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

Alguns pequenos estudos mostraram redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento no HDL (colesterol bom) nas pessoas que consumiram a castanha do pará em relação com as que não consumiram. Mas ainda são necessários estudos aprofundados em larga escala, para determinar corretamente as pessoas que podem ser mais beneficiadas pelas castanhas.

Tem algum perigo para saúde consumir castanha do pará?

Devido à alta quantidade de selênio em sua composição, é preciso ter cuidado para não ingerir quantidades muito grandes desta castanha. O excesso de selênio pode causar intoxicação. Apesar de que a maioria dos casos de intoxicação são causados por suplementos e não pelo consumo da castanha em si.

Alguns sinais de intoxicação por selênio incluem problemas gastrointestinais, queda de cabelo, unhas quebradiças, fadiga, lesões na pele e dores musculares. Em casos graves pode ocorrer insuficiência renal, cardíaca e síndrome respiratória aguda grave, ou até a morte.

A castanha do pará é uma ótima fonte de nutrientes como gorduras saudáveis, antioxidantes e vitaminas. Seu consumo é recomendado para quem quer ter uma dieta saudável. Deve-se, no entanto, limitar a quantidade diária, devido à alta quantidade de selênio presente.

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