Saúde e Beleza

Benefícios da chia para a saúde

A chia, Salvia hispanica L. ou sementes de chia, é uma planta herbácea (ervas) da família lamiáceas, da qual também fazem parte o alecrim, sálvia e linho. A chia é originada da Guatemala no México e já era utilizada pelos povos das civilizações da América Central no século século XVI. Atualmente voltou a ser bastante consumida pois além de contribuir para saúde ajuda a emagrecer. Confira todos os benefícios da chia para a saúde abaixo e algumas dicas de como consumí-la, quantidade diária etc.


Benefícios da chia para a saúde

Benefícios da chia

A chia é indicada pelos especialistas em nutrição por conter níveis elevados de ômega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Entre seus benefícios estão:

– Emagrecimento

Ajuda a emagrecer pois absorve grande quantidade de água formando gel no estômago que favorece a saciedade, assim a pessoa acaba comendo menos pois não fica com fome.

– Previne formação de gordura localizada

Seu consumo está ligado à redução de glicemia após refeições, a glicose foi liberada lentamente no sangue não havendo picos de insulina, este processo evita o acúmulo de gordura localizada.

– Prevenção e controle do diabetes

A chia possui níveis elevados de fibras o que faz com que a glicose demore a ser liberada no sangue, prevenindo o diabetes tipo 2. Pois quando comemos carboidratos de frutas e massas, a fibra faz o carboidrato ficar mais tempo no estômago para só depois chegar no intestino, com isto a glicose é liberada lentamente no sangue fazendo com que a insulina também seja liberada lentamente, evitando-se assim que a pessoa possa adquirir resistência à insulina.

– Previne doenças cardiovasculares

Por conter altos níveis de ômega 3 a chia ajuda a evitar infarto, derrame e hipertensão, é este ácido graxo que reduz a formação de coágulos sanguíneos e diminui colesterol no sangue.

– Regulagem do colesterol

Devido aos altos níveis de ômega 3 e ômega 6 ajuda a regular o colesterol, pois estes ácidos graxos reduzem o colesterol ruim (LDL), aumentam o nível de colesterol bom (HDL) e baixam o nível de triglicerídeos no sangue.

Benefícios da chia para a saúde

Benefícios da chia para a saúde

– Regulagem do intestino

Pela alta quantidade de fibras, a chia aumenta os movimentos do intestino evitando assim a prisão de ventre e outros problemas do intestino.

– Previne envelhecimento precoce

Uma porção de 25 gramas de chia possui 20% da vitamina A que precisamos ingerir por dia. Esta vitamina A que melhora sistema imunológico e protege olhos e pele contra envelhecimento precoce. Além disso possui ácido cafeico e ácido clorogênico, antioxidantes que ajudam a neutralizar radicais livres combatendo assim o envelhecimento celular.

– Fonte de cálcio para quem é intolerante à lactose

A chia tem altos níveis de cálcio, seis vezes mais que meio copo de leite integral, sendo uma ótima fonte de cálcio principalmente para os intolerantes à lactose. Ajudando na formação de massa óssea evitando assim a osteoporose.

– Fonte de ferro

Ótima fonte de ferro. Cem gramas da semente tem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre. Perfeito para aqueles que não suportam comer vegetais.

– Previne câimbras

Esta semente possui altos níveis de potássio sendo por isto um ótimo substituto da banana como fonte de potássio para o combate às câimbras. Cada 100 g da semente tem duas vezes mais potássio que duas bananas grandes.

– Melhora imunidade

Possui zinco e selênio em sua composição sendo um ótimo aliado ao sistema imunológico. Melhora nossas defesas contra doenças do dia a dia como resfriados e gripes.

Quantidade diária indicada para consumir

A quantidade diária indicada para consumo é 25 g, ou seja, uma colher de sopa de semente de chia. O consumo em excesso é desaconselhável pois fibras em excesso dificultam absorção de minerais como cálcio.

Cada 25 g da chia possui 122 kcal, 4,95 gramas de ômega 3, 1,45 gramas de ômega 6, 8,6 gramas de fibra, 1,93 mg de ferro, 158 mg de cálcio, 101 mg de potássio.

Como consumir a chia

Você pode consumir as sementes de chia crua, trituradas ou em forma de gel ou óleo.

Algumas pessoas gostam de misturar a chia em um copo com água e beber tudo junto. Quem preferir pode colocar no café, suco etc. Misture e beba, não deixe tempo demais senão vira o gel. A não ser que você queira beber ele em gel. Não deixe o gel guardado pois ele vai perdendo suas propriedades conforme o tempo passa.

Outras pessoas polvilham na salada como um queijo ralado. Ou então jogue no iogurte ou qualquer outro alimento que você vá comer. Até na banana, pode colocar a banana em cima da chia para ela ficar empanada.

Quem não gostar de sentir as sementes pode triturar e jogar como farinha em cima dos alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!