Saúde e Beleza

Benefícios da couve para a saúde


A couve que é amada por uns e odiada por muitos outros, é um dos alimentos mais completos existentes no mundo. Ela é extremamente rica em cálcio e nutrientes importantes para o organismo de qualquer pessoa em qualquer idade. Para lhe convencer a incluir este alimento mais frequentemente nas suas refeições, iremos mostrar os principais benefícios da couve para a saúde, que não são poucos.

Os principais benefícios da couve para a saúde

Entenda porque a couve é um alimento completo que deve sempre ser incluído em sua alimentação. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, dentre outras. Além disso, possui altos índices de Cálcio, Fósforo, Magnésio, Silício e muitos outros minerais. Veja o que ela pode fazer para a sua saúde:

Benefícios da couve para a saúde

Fortalece os ossos

Por ser um alimento rico em cálcio, a couve fortalece ossos e dentes, além de evitar doenças como a osteoporose. O cálcio em conjunto com a vitamina K e o magnésio se tornam grandes agentes para evitar doenças ósseas.

Evita doenças como gripes e resfriados

A couve possui quantidades de vitamina C maiores do que a laranja. Esta vitamina C funciona como um ótimo agente para evitar doenças como gripes e resfriados. O organismo não produz vitamina C, por isso é importante repor sempre o organismo com uma alimentação rica em vitaminas.

A vitamina C ainda é um poderoso antioxidante que protegem as células do corpo humano da ação dos radicais livres. Colaboram ainda para evitar o crescimento desordenado das células que podem resultar em doenças como o câncer.

Tem ação anti-inflamatória no organismo

A alta dose de vitamina K presente na couve funciona como um poderoso anti-inflamatório natural. Desta forma, diminuem-se as chances de doenças auto-imunes, asmas, bronquites, artrites e câncer de cólon, próstata, bexiga, ovário, dentre outros.

Colabora para evitar doenças cardiovasculares

A couve é um ótimo alimento para evitar doenças cardíacas. O magnésio, o potássio e os outros minerais presentes trabalham para diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. O alto teor de fibras, além de melhorar o sistema digestivo, também faz com que se diminua a absorção de gordura pelo organismo, evitando o aumento do colesterol ruim, que causa as doenças do coração.

Evita doenças como a anemia

A couve é uma excelente fonte de ferro, que é um mineral essencial para evitar a anemia. A anemia é uma doença que causa fadiga e pode trazer outras complicações para o nosso corpo. A vitamina C que também está presente no alimento, ajuda a aumentar a absorção do ferro pelo organismo.

Outros benefícios da couve para a saúde que podemos considerar são os seguintes:

– Emagrecimento: É um alimento que promove a saciedade, devido ao seu alto teor de fibras.
– Controla o diabetes: Possui um índice glicêmico baixíssimo, com isso, evita picos de glicose e de produção de insulina, que acumula gordura no corpo.
– Tem efeito detox no organismo: É um alimento ótimo para eliminar as toxinas do corpo.
– Colabora para uma boa digestão e evita desconfortos como a prisão de ventre: Isso deve-se ao seu alto teor de fibras.
– É um alimento indicado para pessoas que sofrem com doenças como gastrite e úlcera.
– Colabora para evitar a hipertensão: Tem bons níveis de potássio em sua composição, que é um mineral essencial para deixar a pressão arterial em dia.

Como consumir a couve

Você pode usar a couve de diversas maneiras. Pode preparar o suco de couve, que é um ótimo detox. Também pode usar a couve no preparo de saladas, refogados e também para wraps. Confira algumas receitas com couve para lhe inspirar no preparo de pratos.

Agora que você já conhece os principais benefícios da couve para a saúde, não deixe de incluir este alimento na sua rotina. Seu corpo com certeza agradece.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário