Saúde e Beleza

Benefícios da farinha de feijão branco para a saúde

O feijão é um alimento muito consumido pelos brasileiros. Um tipo em especial, traz uma série de nutrientes e ajudam até a emagrecer. Hoje iremos mostrar os principais benefícios da farinha de feijão branco para a saúde.


O feijão branco é rico em uma proteína chamada Faseolamina, que é responsável por reduzir a absorção de carboidratos pelo organismo. Esta proteína é praticamente nula, quando o feijão é cozido, por isso, para aproveitar e obter todos os seus benefícios, deve-se ingerir a farinha do grão cru.

Os principais benefícios da farinha de feijão branco para a saúde

Os principais benefícios da farinha de feijão branco estão relacionados ao emagrecimento e a saciedade. Veja a seguir:

Reduz a absorção de carboidratos pelo organismo: A faseolamina presente na farinha do grão, é uma proteína que atua inibindo a absorção da enzima que transforma o amido em glicose. Desta forma, se torna também uma ótima alternativa para quem sofre com o diabetes de reduzir os seus índices.

Evita o aparecimento do diabetes tipo 2: Como mencionamos no tópico anterior, ao inibir a absorção dos carboidratos pelo organismo, também não ocorrem picos de produção de insulina. Quando seu organismo produz insulina demais, ele pode se tornar resistente a mesma, o que causa a diabetes tipo 2. Por isso, é aconselhável sempre manter os níveis de insulina baixos para evitar o aparecimento desta doença.

Benefícios da farinha de feijão branco para saúde

Benefícios da farinha de feijão branco para saúde

Melhora o funcionamento do intestino: Por ser rica em fibras, a farinha de feijão branco contribui bastante para a digestão. Evita a prisão de ventre e aumeta a quantidade de bactérias boas que trabalham na digestão.

Ajuda a emagrecer: Mais uma vez as fibras tem papel importante pois promovem a saciedade. Evita que você sinta fome em pouco tempo.

Colabora para reduzir os níveis da pressão arterial: O potássio presente no feijão branco colabora para a redução da pressão arterial.

Diminui os níveis de colesterol ruim: As fibras também colaboram para a absorção de gordura, evitando o aumento dos níveis de colesterol ruim e doenças do coração.

Como fazer a farinha de feijão branco em casa

Você pode comprar a farinha de feijão branco em lojas de produtos naturais, seja na forma de farinha ou então em cápsulas. Estas podem ser adquiridas em farmácias de manipulação. Se você optar pela versão em cápsulas, deve ingerir sempre uma antes do almoço e outra antes do jantar.

Mas, a versão mais barata sempre será a que você prepara em casa. Para fazer a farinha de feijão branco, siga os seguintes passos:

Pegue uma quantidade de grãos de acordo com a sua necessidade e lave-os com água. Feito isso, deixe os grãos secarem no sol ou em papel toalha. Jamais aqueça o feijão branco pois nesse caso você perderá as propriedades. Quando os grãos estiverem bem secos, basta bater no liquidificador ou processador e peneirar em seguida. Você já terá a sua farinha pronta. Ela poderá ser guardada em um pote de vidro por no máximo três meses.

Para consumir, dilua uma colher de chá em água e tome cerca de 40 minutos antes do almoço e novamente antes do jantar. Não use a farinha de feijão branco por mais de 40 dias consecutivos, nem exagere nas quantidades.

Aproveite e veja também várias receitas com feijão branco para você preparar  em casa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários