Saúde e Beleza

Benefícios da maçã para a saúde

Os benefícios da maçã para a saúde não são poucos. Um ditado popular, que provavelmente você já ouviu sua vó falar diz tudo sobre a fruta:


“One apple a day keeps the doctor away”

Traduzindo para o bom português: “Uma maçã por dia mantém o médico longe.”

E isto não é mentira. A maçã é uma fruta muito nutritiva e que traz uma série de melhorias para o nosso organismo. Ela é rica em vitamina A, potássio, fósforo, possui uma boa quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, dentre outros nutrientes. Mesmo com índice glicêmico alto, ou seja, ela aumenta a insulina na corrente sanguínea, é possível comer a maçã sem medo.

Os benefícios da maçã para a saúde

Benefícios da maçã para a saúde

– Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares: A maçã é um alimento rico em pectina. Uma fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol, além de combater a prisão de ventre.

– Ajuda no combate a azia: A maçã pode ser uma grande aliada principalmente de mulheres grávidas que sofrem um pouco mais com azia e queimação estomacal. Basta ingerir uma maçã que os sintomas e mal estar causados pela azia desaparecem ou reduzem em quantidade significativa. As fibras ainda formam um gel que ajuda a proteger a parede estomacal.

– Ajuda a emagrecer: Por possuir fibras que promovem a saciedade, uma unidade da fruta é suficiente para combater a fome. Mas lembre-se, ela não substitui uma refeição. Mas é um ótimo aliado na hora em que você precisa de um “lanchinho” para matar a fome.

– Ajuda no combate ao câncer e ao envelhecimento precoce: A maçã possui uma série de antioxidantes e polifenóis que agem no organismo visando combater a aparecimento de células cancerígenas e radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

– Evita resfriados: A maçã possui vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imunológico e evitar gripes e resfriados.

– Ajuda no combate ao mau hálito: Ao comer uma maçã, há um aumento na produção de saliva e diminuição nos níveis de bactérias bucais. Desta forma, há uma melhoria considerável do hálito. Caso o problema persista, é bom procurar um médico para procurar as causas desta doença.

Além dos citamos acima, outros benefícios da maçã para a saúde que podemos listar são: melhora na memória, diminuição da pressão alta (por conta do potássio presente na fruta), reduz o risco de asma, desintoxica o organismo, ajuda na redução do ácido úrico do sangue, é um calmante natural e colabora para uma melhor qualidade do sono.

Como consumir a maçã para obter o máximo de benefícios

O ideal é que você coma a fruta inteira, com casca. Muitos destes nutrientes estão na casca da fruta.

Evite consumir em forma de suco, pois no suco você estará ingerindo uma quantidade muito grande de açúcar. É praticamente inviável fazer suco somente com uma unidade, a pessoa acaba usando mais frutas. Além disso, ao preparar o suco, você separa as fibras da fruta, que são essenciais para se conseguir os benefícios acima.

Agora que você já conhece os principais benefícios da maçã para a saúde, nada como fazer um esforço e ingerir ao menos uma unidade por dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários