Saúde e Beleza

Benefícios da melancia para a saúde

A melancia é uma das frutas favoritas do brasileiro, principalmente na época do verão. É uma frita rica em água, mesmo assim, os benefícios da melancia para a saúde vão muito além da hidratação. Ela pode colaborar para muitos aspectos na nossa saúde. É também baixa em calorias e rica em vitaminas A, B, C, potássio, cálcio e até ferro.


Os principais benefícios da melancia para a saúde

Benefícios da melancia para a saúde

Além de trazer uma série de benefícios para a saúde, a melancia é uma fruta que não custa muito, principalmente quando está na época.

Veja abaixo os principais benefícios da melancia para a saúde e entenda porque esta fruta pode ser um ótima aliada para melhorar a sua saúde.

É uma ótima fonte de hidratação para o organismo

A composição da melancia é de cerca de 90% de água. Por isso, principalmente em dias quentes, ela pode ser uma ótima fonte de líquidos para a hidratação do organismo.

Colabora para o controle da pressão arterial

Por ser uma ótima fonte de potássio, um mineral essencial para o controle da pressão arterial, a melancia pode colaborar para a saúde dos hipertensos, mantendo a mesma em níveis regulares.

É uma fonte de Licopeno

O licopeno é um carotenóide que é responsável por diminuir as chances de desenvolvimento de doenças como o câncer, pois evita o crescimento desordenado das células. Dizem os estudos que ele pode ser eficiente para evitar principalmente o câncer de cólon, mama, pulmão e próstata.

Evita problemas nos rins

O potássio presente na melancia colabora para a desintoxicação do organismo e evita o aparecimento de pedras nos rins, por conta da redução do ácido úrico. Um bom funcionamento dos rins também evita problemas de retenção de líquido e consequentemente, evita um aumento da pressão sanguínea.

Pode curar a ressaca

Por ser uma fruta rica em líquido e em minerais, a melancia pode ser um ótimo remédio para curar a ressaca. Nada como comer a fruta “in natura” ou então encarar um suco com muito gelo para se sentir melhor após uma noite de exagero na bebida.

É um bom alimento para quem sofre com doenças intestinais

Pessoas que sofrem com doenças como a gastrite, podem consumir a melancia sem problemas. Por ser uma fruta não cítrica, não fará mal para o organismo. Também pode ser um ótimo alimento para melhorar a azia.

Melhora a saúde da pele

A melancia é rica em antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células e o desenvolvimento dos radicais livres, melhorando assim a saúde da pele.

Diabéticos devem ter cuidado

Mesmo sendo um bom alimento para a saúde, a melancia é uma fruta com um alto índice glicêmico e por isso deve ser consumida com moderação. O mesmo vale para pessoas que estão em dietas de emagrecimento. Apesar de ser pouco calórica, pode aumentar a produção de insulina e consequentemente o acúmulo de gordura no organismo.

Chá de semente de melancia pode ser bom para a saúde

Não existe comprovação científica, mas dizem que o chá de semente de melancia pode ser um grande aliado para combater a hipertensão e também resolver problemas de impotência. Basta preparar o chá usando duas colheres de sementes (já secas) de melancia e meio litro de água. O chá deve ser consumido no máximo em algumas horas após o preparo para que mantenha todas as suas propriedades.

Agora que você já conhece os principais benefícios da melancia, por que não incluí-la em sua alimentação com mais frequência? Com certeza vai valer a pena.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário