Benefícios da música para cachorros e gatos


É verdade que existem benefícios da música para cachorros e gatos? Já está provado que a música tem impacto na nossa memória e estabilidade emocional, além de ajudar a reduzir ansiedade. Mas será que nossos companheiros animais também podem se beneficiar da música? Você pode não acreditar, mas o mesmo também vale para nossos animais de estimação.

Benefícios da música para cachorros e gatos

É importante ter em mente que seu animal de estimação escuta as coisas de maneira diferente de você. Enquanto humanos podem ouvir até 20.000 Hz, os cães têm capacidade de ouvir até 45.000 Hz e os gatos, ainda mais, cerca de 64.000 Hz. Não quer dizer que eles ouçam duas à três vezes melhor que humanos, mas sim que conseguem alcançar duas e três oitavas que os humanos não conseguem.

Por isso dependendo da música, o processo pode ser desagradável para seu gato ou cachorro. Eles preferem algo que seja calmo e tranquilizante, de preferência com decibéis baixo (volume baixo).

Um estudo de 2012 com cães de canil mostrou que a música clássica teve efeitos positivos na atenuação de algumas tensões psicogénicas proporcionadas pelo ambiente do canil. As pesquisadoras conseguiram provar que a música clássica não só aliviou as mudanças comportamentais nos animais de estimação, como também reduziu ansiedade e diminui seus batimentos cardíacos.

Benefícios da música para cachorros e gatos
Benefícios da música para cachorros e gatos

O que ocorre é que a música envia vibrações sonoras que são adaptadas pelo cérebro animal, desencadeando uma resposta. É esta resposta que tem o pontecial de afetar as mudanças psicológicas. Quem nunca viu um gato ou cachorro fugindo para se esconder quando escutam trovoada?

Uma música suave como a música clássica, permite que seu animal de estimação durma mais confortavelmente em um ambiente calmo. Portanto seus benefícios não devem ser subestimados. Ela não só reduz os níveis de ansiedade como também os ajuda a lidar com fatores de estresse psicológico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.