Benefícios da pipoca para saúde


Existem benefícios da pipoca para saúde? Elas são mesmo saudáveis ou isso é mentira para vender pipoca? Pipoca de micro-ondas dá no mesmo que fazer em casa? Neste post falaremos um pouco sobre a pipoca, sua composição e qual tipo de pipoca é considerada saudável.

Existem benefícios da pipoca para saúde?

É verdade que a pipoca pode trazer benefícios para quem comê-la, ela é rica em fibra e tem baixa caloria. Mas não é verdade que todas as pipocas são iguais, as pipocas de cinema ou pipocas de micro-ondas não são saudáveis como as preparadas em casa.

Por serem ricas em fibras, os grãos integrais da pipoca têm sido associados a um menor risco de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde. Os profissionais da saúde recomendam que metade de todos grãos integrais que consumimos diariamente sejam grãos integrais provenientes de produtos naturais como a pipoca. Ela possui mais fibras por porção do que os famosos pão integrais industrializados.

Benefícios da pipoca para saúde
Existem benefícios da pipoca para saúde?

Além das fibras as pipocas são ricas em polifenóis, que são antioxidantes que estão ligados a vários benefícios para saúde como uma melhor circulação sanguínea, melhor função cognitiva e diminuição de risco de certos tipos de câncer.

E não é só isso, devido à alta quantidade de fibras, a pipoca dá uma maior saciedade, podendo ajudar na perda de peso, pois a pessoa acaba comendo menos. Por exemplo, se você beber 200 calorias de refrigerante, ele não irá satisfazer da mesma forma que 200 calorias de pipoca, com muito mais quantidade.

Qual a versão mais saudável de pipoca?

A versão que traz mais benefícios para saúde é a pipoca estourada no ar quente temperada com um pouquinho de sal ou algum tempero de sua preferência (alguns exemplos são páprica defumada, canela, lemon pepper, pimenta do reino e outras).

A pipoca de cinema e de micro-ondas não servem para comparação, a de micro-ondas costuma ter mais calorias e muito mais sódio (um perigo para, já a de micro-ondas contêm gordura hidrogenada, aditivos e conservantes. Evite também as com açúcar ou caramelo, pois também não são saudáveis.

Para ser saudável é preciso que seja pipoca caseira. De preferência frita no ar quente, azeite, óleo de girassol (milho ou canola), que são gorduras mais saudáveis. E com pouquinha quantidade de sal ou uso de temperos para não utilizar o sal.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.