Saúde e Beleza

Benefícios da salsa para saúde

A salsa é uma espécie de planta herbácea bienal da família Apiaceae nativa da região Mediterrânea (sul da Itália, Grécia, Portugal, Espanha, Malta, Marrocos, Argélia e Tunísia). É amplamente cultivada como erva, especiaria e vegetal. Mas muitas pessoas não sabem que ela possui diversas propriedades curativas. Se você gosta de comer salsa, confira agora os benefícios da salsa para saúde, por que que é importante consumir salsa no dia a dia.


Benefícios da salsa para saúde

Benefícios da salsa

A salsa fresca picada é riquíssima em vitamina K contendo 554% da quantidade diária necessária. Também é rica em vitamina C e vitamina A, além de conter ácido fólico, ferro, cobre, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e um pouco de vitamina B1 e B3.

Fortalecimento dos ossos

Por ser rica em vitamina K, a salsa é ótima para os ossos pois ajuda na fixação do cálcio. É a vitamina recomendada para prevenir osteoporose. Além da vitamina K, a vitamina B, magnésio e fósforo também ajudam na fixação do cálcio.

Ajuda na coagulação sanguínea

Também por causa da vitamina K, a salsa é uma aliada à coagulação sanguínea. Protegendo a pessoa de sangrar até a morte quando a pessoa se cortar ou tiver uma ferida e contra hemorragias internas. Também é aliada no combate à doenças como a trombose e a trombocitopenia.

Previne dores nas articulações

A salsa possui propriedades antiinflamatórias que ajudam a combater doenças de inflamação nas articulações como osteoartrite e artrite reumatóide.

Benefícios da salsa para saúde

Benefícios da salsa para saúde

Combate anemia

A salsa é rica em ferro, por isso é recomendada para pacientes com anemia. Duas colheres de sopa de salsa picada fornece 2% do ferro necessário por dia.

Boa para digestão

Por ser rica em fibras, a salsa auxilia no processo de digestão evitando prisão de ventre, alivia constipação intestinal e flatulência.

Reduz pressão arterial, previne doença cardiovascular e derrame

Por conter ácido fólico, Vitamina B9, a salsa previne contra problemas cardíacos. Isto por que o ácido fólico reduz os níveis de homocisteína ao se combinar com as vitaminas B6 e B12. A homocisteína em excesso pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em pessoas com aterosclerose ou doença cardíaca diabética.

Previne o envelhecimento

É rica em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra os radicais livres prevenindo assim o envelhecimento. Atua na elasticidade da pele, fortalecimento das unhas e brilho dos cabelos.

Combate o câncer

A salsa é rica em compostos anticancerígenos, estudos recentes mostraram que ela pode inibir o crescimento de tumores.

Como escolher e armazenar salsa

Sempre que possível utilize a salsa fresca, pois tem sabor superior a da forma seca (erva). Procure pela que estiver com a cor verde mais intensa e que pareça mais fresca, sem pedaços queimados. Evite também as que estão com folhas murchas e amareladas, isso indica que a salsa já não está mais tão fresca e começando a estragar.

A salsa fresca tem que ser guardada dentro de um saco na geladeira, não deixe sem saco pois o gás pode queimar as folhas. Caso estejam um pouco murchas, borrife um pouquinho de água ou lave-as sem secar completamente, antes de colocá-las no plástico na geladeira.

A salsa em erva deve ser guardada em local seco.

Como consumir salsa

Antes de consumir é preciso lavar a salsa, basta colocá-la em uma vasilha com água e mexê-la com as mãos mesmo, para não quebrar as folhas. Assim irá remover a areia e sujeira do depósito. Se necessário coloque para escorrer no escorredor de macarrão.

A maneira mais comum de se comer a salsa é picada misturada na comida para temperar, também pode ser usada misturada com limão e alho para temperar carnes. Mas você pode fazer pastinhas com a salsa, misturar no pesto, misturar no arroz quando estiver cozinhando, adicionar em sopas e molho de tomate, adicionar em saladas de grãos ou feijões ou salada de alface mesmo. Atualmente uma das maneiras que as pessoas estão comendo é batendo com suco de laranja no liquidificador para criar um suco verde.

Estes são algumas dicas e benefícios da salsa para saúde. Conhece mais alguma maneira de preparar a salsa? Conte-nos pelos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!