Saúde e Beleza

Benefícios da soneca para saúde


Você ama tirar aquele cochilo todo dia de tarde? Acha que estes cochilos são ruins para sua saúde? Então você está por fora. Já foi comprovado pela ciência os vários benefícios da soneca para saúde e que esta soneca aumenta produtividade pessoal tanto no trabalho quanto nos estudos e esportes. Conheça agora os principais benefícios de tirar um chochilo à tarde e qual tempo recomendado para dormir.

Benefícios da soneca para saúde

Melhora desempenho cognitivo

As sonecas de apenas 10 minutos à tarde podem melhorar muito o desempenho cognitivo. Melhora pensamento, linguagem, percepção, memória, aprendizado, raciocínio e outros. As sonecas de 20 a 30 minutos também melhoram a cognição, mas seus efeitos podem demorar mais para aparecer.

Diminui estresse e previne doenças no coração

Tirar soneca à tarde diminui a tensão e, consequentemente, o estresse. O corpo descansa no horário de maior estresse do dia. Além de diminuir o estresse, ajuda a equilibrar as funções cardíacas e prevenir doenças no coração.

Benefícios da soneca para saúde

Benefícios da soneca para saúde

Reduz a pressão arterial

De acordo com estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeria de Cardologia, tirar um cochilo depois do almoço ou à tarde ajuda a reduzir a pressão arterial. Depois dos estudos foram identificados que pacientes que tiravam cochilo tinham pressão arterial sistólica 5% mais baixa em comparação com os que não dormiam.

Quanto tempo deve durar um cochilo?

O cochilo saudável recomendado é de apenas 20 a 30 minutos. Nunca mais do que isso pois poderá ser prejudicial para saúde. Os especialistas também recomendam que esta soneca seja tirada entre as 14 e 15 horas ou logo depois do almoço.

Quem trabalha a noite, por exemplo, tem que adaptar este cochilo de acordo com o horário que for dormir, pois tirando soneca próximo ao horário de dormir pode dar insônia.

Mas nem tudo são flores

A soneca não é recomendada para pessoas que tenham dificuldade em dormir a noite. O sono à tarde pode piorar problemas de insônia.

O cochilo à tarde não pode ultrapassar os 30 minutos. Pessoas que tirarem cochilos de 90 minutos ou mais têm risco 50% maior de apresentar resistência à insulina que pode levar a diabetes, hipertensão, obesidade, aumento do colesterol ruim e vários outros problemas de saúde.

Se você não consegue dormir em qualquer lugar fora de casa, então o cochilo no trabalho, por exemplo, pode ser prejudicial. Pois você irá demorar para conseguir pegar no sono, vai acabar mais cansado do que estava e ainda aumentará o estresse.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!