Benefícios do abacaxi para a saúde

Os benefícios do abacaxi para a saúde são tantos, que em um país tropical como o Brasil, todos deveriam incluir esta fruta em sua alimentação. Nas próximas linhas nós vamos mostrar pra você porque ele é uma fruta muito completa.


O abacaxi, também conhecido como ananás em algumas regiões é uma fruta símbolo de regiões tropicais e subtropicais. Depois de amadurecer tem o sabor bem ácido e na grande maioria das vezes, muito adocicado. Ele pode ser consumido in natura ou também em forma de doces, bolos, em caldas, cristalizados, suco ou no que mais a sua imaginação mandar.

Quais os principais benefícios do abacaxi para a saúde?

– Pode prevenir gripes e resfriados: É uma fruta rica em vitamina C (cada 160g contém 78.9g de vitamina C). Nutriente importante para o sistema imune, ajuda a evitar doenças como gripes, resfriados e tosses.

– Pode ajudar a ter uma melhor digestão: O abacaxi possui uma enzima chamada bromelaína, que permite quebrar as partículas de proteína, facilitando a digestão e evitando a acidez no estômago. Desta maneira, acalma a mucosa do estômago, evitando também casos de flatulência. Um estudo com ratos que sofriam de colite, mostrou que o abacaxi reduziu a inflamação no cólon dos animais.

– Pode prevenir envelhecimento precoce: A vitamina A e os antioxidantes presentes na fruta são verdadeiros agentes contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. Eles estão associados à redução de várias doenças relacionadas à idade, inclusive do sistema nervoso central.

Benefícios do abacaxi para a saúde
Quais os principais benefícios do abacaxi para a saúde?

– É rico em fibras solúveis: As fibras naturais presentes no abacaxi contribuem para um bom funcionamento do intestino. Também ajuda no controle do colesterol ruim do sangue. É um ótimo “remédio natural” para quem sofre com prisões de ventre, por exemplo.

– Fortalece os ossos: O magnésio e o manganês presentes na fruta são grandes aliados na construção e fortalecimento dos ossos. Além disso, tanto o cálcio quanto a tiamina presentes no alimento são grandes aliados para a boa saúde dos ossos.

– É uma fruta com baixa caloria: O abacaxi pode ser um bom ingrediente na dieta, porém deve ser consumido com moderação pois é um alimento com alto índice glicêmico. Ele causa picos de insulina no sangue e consequentemente, retenção da gordura corporal.

Talvez possa ajudar a controlar depressão: O abacaxi é rico em triptofano, um aminoácido usado na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela melhora do humor. Os níveis de serotonina baixos estão ligados a transtornos mentais, incluindo depressão e ansiedade.

Além dos que citamos acima, outros benefícios do abacaxi para a saúde que podemos listar são: melhorias para a pele e cabelo, controle da coagulação sanguínea, importante fonte de vitaminas essenciais do complexo B (folato, niacina, riboflavina), betacaroteno que é um ótimo agente contra o câncer, cobre, zinco, ajuda muito no combate às ressacas, é um ótimo diurético para quem sofre com retenção de líquidos, alivia dores provocadas pela artrite e inflamações esportivas.

Lembrando que alguns estudos especificados neste post foram realizados com animais ou in vitro. Ainda são necessários estudos mais detalhados com humanos para que tenhamos especificações quanto à quantidade necessária para cada benefício. E para que esses benefícios sejam realmente provados cientificamente.

Como consumir o abacaxi?

A melhor maneira de consumir o abacaxi é sempre in natura, ou seja, na sua forma natural. Assim, você ingere as fibras necessárias, sem exagerar muito no açúcar natural da fruta. Também existe a possibilidade de preparar várias receitas e ainda reaproveitar a casca do abacaxi. Você não deve nunca passar o suco na peneira para remover as fibras, é muito importante consumir as fibras junto.

Existem perigos em comer abacaxi?

O consumo em excesso pode causar sensibilidade na boca, lábios, língua, mas costumam desapararecer em algumas horas. Se a sensação não passar e houver erupção na pele, urticária ou alguma dificuldade para respirar, procure médico, você pode ter alergia à fruta. Além disso o consumo em excesso também pode causar azia, dor abdominal, diarreia e vômito.

Atenção! Comer ou beber suco do abacaxi verde é perigoso. Ele é tóxico para humanos se não estiver maduro e pode causar diarreia e vômitos.

Agora que você já conhece os muitos benefícios desta fruta, aproveite para incluí-la em sua alimentação sempre que possível.


1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.