Saúde e Beleza

Benefícios do buriti para saúde

A Mauritia flexuosa, mais conhecido como Buriti ou miriti, é uma palmeira do cerrado nativa de Trinidad e Tobago e do Norte da América do Sul (Acre, Amazonas, Pará, Maranhão e outros). Buriti na língua indígena significa Árvore da Vida, pois ela é capaz de fornecer todos elementos necessários para se viver. Seu fruto é rico em pró-vintamia A que são os carotenóides. O buriti floresce entre os meses de abril e agosto produzindo cinco a sete cachos por ano, cada um deles com 400 a 500 frutos. Mas estes frutos levam quase um ano para ficarem maduros e poderem ser colhidos. Muitos já sabem que a polpa do fruto é saborosa, mas você conhece os benefícios do buriti para saúde? Porque é bom consumir buriti? Tem outras maneiras de comer o buriti? Saiba tudo abaixo.


Benefícios do Buriti para saúde

Fortalece sistema imunológico e protege contra câncer e outras doenças

É um fruto rico em beta-caroteno que se converte em vitamina A no organismo. O beta-caroteno possui propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar radicais livres gerados pela poluição e fumaça de cigarro. Estes radiciais livres danificam as células através da oxidação. Com o tempo estes danos podem causar doenças crônicas. Estes antioxidantes ajudam o sistema imunológico, protegendo contra estes radicais e reduzindo risco de desenvolver doenças como câncer e outras doenças degenerativas.

Óleo de buriti protege e hidrata os cabelos

O óleo de buriti hidrata e nutre os cabelos, protegendo contra estresse externo com sol e poluição. Muito bom para quem tem cabelos ressecados e quebradiços. Basta aplicar algumas gotas no pente e passar nos cabelos, quem preferir pode aplicar algumas gotas diretamente na cabeça e esfregar com as mãos mesmo.

Benefícios do buriti para saúde

Benefícios do buriti para saúde

Óleo de buriti protege a pele e combate envelhecimento

Ele tem propriedade de resfriar, calmante e revitalizadora, isto mantem a pele relaxada e renovada. Por ser rico em nutrientes e vitamina C, ele é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger a pele e combate o envelhecimento prematuro, mantendo a pele rejuvenescida. Os ácidos graxos presentes também ajudam a prevenir rugas. A vitamina E e o betacaroteno presente ajudam a proteger contra raios solares e outros estresses do dia a dia.

Para usar basta aplicar algumas gotas na pele e espalhar com a mão mesmo, assim como no cabelo. Quem quiser também pode misturar algumas gotas do óleo no hidratante que utiliza no dia a dia.

Buriti engorda? Quantas calorias tem buriti? Faz mal para colesterol?

Cada 100 g de buriti tem aproximadamente 145 calorias e cerca de 10 g de carboidratos, sendo 9,6 g de fibra alimentar. As calorias são próximas às do Pequi e Fruta-Pão. O buriti pode ser consumido por quem estiver em dieta mas não como se fosse uma maçã, pois esta tem apenas 52 calorias.

Por ser uma fonte de fibra, ele remove sais biliares e toxinas, forçando o corpo a quebrar colesterol para fazer mais sais biliares, diminuindo o colesterol total no processo.

Como consumir buriti

O buriti pode ser consumido na forma de doces, como suco de fruta, licor, vinho de buriti, picolé e várias outras sobremesas típicas do Norte do Brasil.

Além disso o buriti também fornece palmito comestível mas não é muito utilizado. O óleo pode ser utilizado para frituras.

Contraindicação do Buriti

Nunca sabemos a qual planta podemos ser alérgicos, por isso se costuma ter alergia a plantas medicinais, pergunte ao seu médico se pode utilizar o óleo de buriti ou consumir o fruto. É importante também ter cuidado caso esteja grávida ou amamentando, sempre converse com seu médico antes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários