Saúde e Beleza

Benefícios do chá de sálvia para saúde


A Sálvia é um gênero botânico da família da menta, Lamiaceae, com mais de mil espécies entre elas hortelã, alecrim, manjericão e outras. O nome Sálvia vem do latim salvere que significa “sentir-se bem e saudável”, “saúde”, “curar”. Ela é muito utilizada como condimento na cozinha, mas você conhece os benefícios do chá de sálvia para saúde? Sabia que ele pode ajudar quando estiver com garganta inflamada ou gripe? Conheça agora alguns destes benefícios e como preparar o chá de sálvia.

Benefícios do chá de sálvia para saúde

O chá de sálvia estimula vesícula biliar e trata indigestão

O chá da sálvia estimula a vesícula biliar por isso é recomendado tomar após as refeições. A vesícula biliar armazena a bile, que é liberada quando alimentos gordurosos entram em contato com o trato digestivo. É ela quem emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida digerida. Além disso ela também estimula a mobilidade intestinal e função pancreática. Por isso é indicada para quem está fazendo dieta e querendo emagrecer (porém não existem estudos comprovando seus efeitos no emagrecimento).

É anti-inflamatória

O chá de sálvia possui ácido rosmarínico e a luteolina, dois compostos com propriedades anti-inflamatórios. Por isso ele é indicado para pessoas que têm artrite, dores musculares, inflamação na garganta e outros.

É antioxidante

Possui vitamina A que é um antioxidante poderoso. Os antioxidantes atuam limpando os radicais livres do metabolismo e outras toxinas do corpo. Eles não deixam os radicais livres atacarem os tecidos das células, prevenindo contra o envelhecimento e contra o câncer ou doenças do coração.

É antisséptico e antibacteriana

Por isso usada no tratamento de infecção da garganta, abscessos dentários, gengiva infeccionada e úlceras da boca. Os ácidos fenólicos presentes são potentes contra Staphylococcus aureus, bactéria causadora de diversas infecções como pneumonia, endocardite, osteomielite, impetigo e várias outras. A sálvia também se mostrou eficiente contra a Escherichia coli e a Salmonella.

Benefícios do chá de sálvia para saúde

Benefícios do chá de sálvia para saúde

É calmante

O chá de sálvia possui efeito relaxante sendo indicado para tratamento de nervosismo.

Ajuda na redução do colesterol

Estudos mostraram que a sálvia tem propriedades anti-hiperglicêmicas que reduzem os níveis de glicose no sangue bloquenado a liberação de glicose armazenada no fígado. Ela é eficaz na redução dos níveis de colesterol e triglicerídios em diabetes tipo 2.

Contraindicação do chá de sálvia e efeitos colaterais

O chá de sálvia não é indicado para mulheres grávidas pois pode causar contrações uterinas. Consulte um médico caso esteja grávida e queira tomar.

A sálvia pode ser tóxica se consumida em excesso por longo período de tempo pois contém tujona e cânfora. Pode causar danos no fígado e convulsões. Se sentir formigamentos no corpo ou dormência, entre em contato com o médico.

Como preparar chá de sálvia

Para fazer o chá é só misturar as folhas em água fervente. O indicado é duas colheres de sopa de sálvia para 250 mL de água quente, que daria uma xícara de chá de sálvia. Coloque a planta na água já quente, tampe, desligue o fogo e deixe por 10 minutos. Depois é só coar e tomar.

Quem quiser pode misturar um pouco de limão e açúcar para ficar mais agradável, uma vez que o chá fica amargo.

Não exagere no consumo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário