Saúde e Beleza

Benefícios do chá mate para a saúde

O chá mate é uma bebida muito comum em vários lugares do país, principalmente no sul. O que muita gente não sabe é que os benefícios do chá mate para a saúde são muitos e por isso o seu consumo diário (sem exageros) é sempre recomendado. Entenda logo abaixo o motivo.


Os principais benefícios do chá mate para a saúde

Benefícios chá mate

É um estimulante natural

Por ser rico em cafeína, o chá estimula a atividade mental e física.

Tem efeito antioxidante

O chá mate possui um efeito antioxidante nas células. Desta forma, evita-se a oxidação das células do organismo e a produção de radicais livres que causam o envelhecimento precoce e também o crescimento desordenado das células.

Prevenindo o envelhecimento precoce das células, você poderá estar evitando doenças do sistema imunológico, artrites, glaucomas, enfisemas, doenças cardiovasculares, dentre outras.

Benefícios do chá mate para a saúde

Para obter melhor os benefícios do chá mate, você deve consumi-lo quente e logo após o preparo.

É bom para a saúde do fígado

O chá mate colabora para melhoria nas funções do fígado e ainda funciona como um bom digestivo.

É rico em vitaminas

Vitaminas A, B1, B2, C e E. Esta combinação é ótima para a prevenção de diversas doenças.

Tem efeito diurético

O chá mate possui xantinas que são responsáveis por relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo também a pressão arterial e eliminando as toxinas que fazem mal para o organismo.

Colabora para reduzir a glicose no sangue

O chá mate pode ser uma bebida aliada de pessoas que sofrem com diabetes, pois ele tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Mas para isso, o usuário deve consumir a bebida sem qualquer tipo de açúcar e também de preferência, sem adoçantes.

Reduz o colesterol ruim do sangue

Os alcaloides e glicídios presentes no chá mate são importantes agentes que colaboram para a redução do colesterol ruim do sangue. Estas substâncias agem evitando a absorção de colesterol pelo organismo.

Colabora para uma boa digestão

O chá mate colabora para a liberação dos sucos digestivos, facilitando a digestão dos alimentos.

É uma boa bebida para quem quer emagrecer

O chá mate possui efeito termogênico, acelerando assim o metabolismo e aumentando o gasto calórico em repouso, além de facilitar a queima de gordura.

Apesar de oferecer uma série de benefícios para a saúde, o consumo de chá mate deve ser evitado por pessoas hipertensas e pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico e nutricionista.

Como consumir o chá mate para conseguir os melhores benefícios

Para você obter os benefícios do chá mate para a saúde deve consumir a bebida ainda quente, sem usar açúcares para adoçar. Aqueça um litro de água e adicione duas colheres da erva mate. Deixe em infusão por dez minutos e coe. O ideal é consumir logo em seguida. Quanto mais você demorar para consumir a bebida, mais ela perde as suas propriedades.

Deve-se evitar também as formas prontas, encontradas em supermercados , pois elas contém componentes químicos, além de açúcar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!