Benefícios do cravo da índia para a saúde

Você conhece os benefícios do cravo da índia para a saúde? O cravo da índia é uma árvore presente em algumas parte do mundo como na Indonésia, Madagascar e Granada. Provavelmente, aqui no Brasil você nunca viu a árvore de perto, mas com certeza já deve ter visto ou usado o botão proveniente da flor, chamado cravo. Hoje iremos mostrar para vocês as propriedades do cravo da índia para a saúde, esta especiaria tão comum nas receitas, mas que muita gente ainda não conhece seus benefícios.


Os principais benefícios do cravo da índia para a saúde

A quantidade de benefícios do cravo da índia que você pode obter são muitos. É uma especiaria rica em propriedades antissépticas, antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias. Veja o bem que ele pode fazer para você.

Pode ajudar a diminuir o mau hálito e aliviar dor de dente

O cravo da índia funciona como um antisséptico natural, matando algumas das bactérias presentes na boca que acabam causando o mau hálito. Basta que a pessoa faça gargarejo com chá de cravo duas vezes por dia ou então se for do agrado, masque alguns cravos por alguns minutos. Ele ainda pode ajudar a amenizar inflamações e dores na gengiva e dentes.

Alivia sintomas de dores de garganta

As propriedades antivirais e antibacterianas do cravo da índia são influentes para aliviar dores de garganta e pequenas inflamações. O chá quente ainda pode ajudar na redução da febre.

Benefícios do cravo da índia para a saúde
Benefícios do cravo da índia para a saúde

Analgésico natural

Se você não gosta de tomar analgésicos para qualquer dor simples, o chá de cravo da índia pode ser muito útil uma vez que ele já se mostrou eficiente para aliviar dores como as da cólica menstrual, dores de cabeça, dores de dente, dentre outras.

Promove uma boa digestão e pode previnir intoxicação alimentar

O cravo possui propriedades que incentivam a produção de enzimas utilizadas na digestão, evitando assim o acúmulo de gases e dores estomacais causadas pela má digestão. Além disso pode prevenir intoxicação alimentar, um estudo mostrou que o óleo de cravo pode ser utilizado como conservante antimicrobiano. Outro estudo mostrou que ele suprimiu o crescimento da bactéria listeria.

Cravo da índia pode ajudar a regular o açúcar no sangue

Um estudo mostrou que um componente no extrato do cravo reduziu a resistência à insulina nas células musculares de ratos. Outro estudo em humanos verificou reduções significativas nos níveis de glicose de voluntários que ingeriram extrato polifenólico de cravo da índia.

Alívio para condições respiratórias

O cravo é um ótimo expectorante natural. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias também são muito eficientes no combate a tosses, asmas e outros problemas respiratórios.

Ameniza os efeitos da acne

O óleo de cravo é um ótimo aliado para aliviar os efeitos da acne e remover as manchas provocadas pela mesma. Um estudo de 2017 mostrou que extrato etanólico de cravo contendo eugenol, suprimiu atividade da bactéria Propionibacterium acnes.

Pode melhorar a saúde das unhas

Aplicar o óleo de cravo diretamente nas unhas elimina as bactérias e fungos que podem causar a micose. Um estudo mostrou que óleos essenciais podem ajudar no combate a fungos nas unhas.

É importante destacar que são necessários mais estudos clínicos randomizados controlados, para que todos benefícios possam ser afirmados com evidências. Além disso, também precisamos de mais detalhes sobre a relação entre quantidade de cravos da índia necessários para obter cada um dos benefícios.

Como utilizar o cravo da índia para obter os benefícios?

Você pode consumir o cravo da índia em receitas culinárias (na forma in natura ou em pó), mas as mais comuns são através de chás e também do óleo de cravo. Este último pode ser encontrado em farmácias e não custa muito caro. Aproveite e veja algumas receitas com cravo da índia que você pode preparar em casa.

Existe alguma contra-indicação ou efeito colateral no uso do cravo da índia?

O óleo de cravo da índia pode causar impacto na microbiota intestinal quando ingerido, prejudicando bactérias úteis no bioma intestinal. Portanto não é recomendado ingerir óleo de cravo em grandes quantidades. O eugenol também pode prejudicar coagulação sanguínea, aumentado risco de hemorragias. Além disso, mulheres grávidas devem ter uma atenção especial pois não existem estudos sobre os efeitos dele na gravidez e amamentação. Em caso de dúvidas, sempre consulte um médico da sua confiança para saber mais informações.

Agora que você já conhece alguns dos vários benefícios do cravo da índia para a saúde, que tal incluir o cravo da índia nas suas receitas e ganhar mais saúde?


1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.