Techie

Como bloquear de vez instalação do Windows 10

Como está chegando o fim do período gratuito do Windows 10, a Microsoft está forçando vários usuários a instalarem o sistema em seu computador, mesmo que ele não seja compatível. O instalador do Windows 10 está funcionando como um malware que não permite o cancelamento da instalação, mesmo que feche a janela do instalador ele entendi como se você estivesse autorizando a instalação do Windows 10. Veja agora duas maneiras de bloquear de vez instalação do Windows 10, para não correr o risco do sistema ser instalado sem você querer.


Como bloquear de vez instalação do Windows 10

A maneira mais prática de bloquear é usando a ferramenta GWX Control Panel criada pelo grupo do Ultimate Outsider. Muitas pessoas têm usado esta ferramenta e não reportaram problemas no sistema, mas mesmo assim é aconselhável que faça backup dos dados antes do uso. Nós do RainyDays não temos controle sobre a ferramenta, somente explicamos aqui como usá-la, portanto tenha certeza que é isso que quer fazer.

Comece fazendo download da GWX Control Panel no site oficial http://ultimateoutsider.com/downloads/. Do lado direito de “GWX Control Panel” você pode escolher se quer a versão para instalar “Download Installer” ou a versão portátil que não precisa de instalação “Download Stand-alone”. Escolha o que preferir, as duas versões funcionam do mesmo jeito.

Quando rodar pela primeira vez é preciso selecionar o quadradinho “I accept the terms of this agreement” e clicar em “Continue”.

bloquear de vez instalação do Windows 10

Bloquear de vez instalação do Windows 10

A parte de cima da ferramenta mostra as configurações do sistema atual em relação a instalação automática do Windows 10. Para bloquear a instalação comece clicando nos botões “Disable “Get Windows 10” icon app”, “Prevent Automatic Windows 10 Upgrades”, “Delete Windows 10 Download Folders” e “Delete Windows 10 Programs”.

bloquear de vez instalação do Windows 10 (2)

Em seguida clique em “Change Windows Update Settings”, para modificar as opções de atualização do sistema.

bloquear de vez instalação do Windows 10 (3)

Para escolher quais atualizações serão instaladas marque a opção “Download updates but let me choose whether to install…” (1) e clique em “Ok” (2).

bloquear de vez instalação do Windows 10 (4)

Depois disso o Windows 10 não deverá ser instalado e você não será mais importunado pelos avisos de upgrade da Microsoft.

A ferramenta ainda tem mais uma opção de monitoramento, o Monitor Mode, que adiciona um ícone com o número 10 em azul na bandeja do sistema. Ele permite o acesso rápido à ferramenta, clicando com o botão direito do mouse, e envia notificações sempre que detectar algum arquivo ou configuração nova relacionado ao Windows 10. Para habilitar é só clicar em “Enable Monitor Mode…”.

bloquear de vez instalação do Windows 10 (5)

Como bloquear de vez instalação do Windows 10

O ícone aparecerá na bandeja do sistema do lado do relógio do Windows.

bloquear de vez instalação do Windows 10 (6)

Pronto, fazendo isso você poderá saber caso a Microsoft tente instalar o Windows 10 sem seu consentimento. É uma ferramenta indispensável para quem tem computadores com sistemas antigos e não quer ser surpreendido pelo Windows 10 na próxima inicialização.

Quem quiser pode usar também a ferramenta Never 10 da Gibson Research Corporation, junto da GWX Control Panel. É mais uma garantia de que o novo sistema não será instalado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário