Techie

Bloquear instalação de programas no Windows

Se você costuma deixar seus filhos usarem seu computador ou algum familiar ou amigo, já deve ter ligado o computador e encontrado um monte de programas estranhos instalados. Isso acontece pois muitas pessoas não têm noção sobre softwares maliciosos que podem ser instalados quando navegamos pela web ou jogamos um jogo online, por exemplo. Nestes casos pode ser útil bloquear instalação de programas no Windows, e uma boa opção para isso é o programa grátis InstallGuard.


InstallGuard é um utilitário capaz de monitorar e bloquear instalação e desinstalação de softwares no computador. Como é protegido com senha, não tem como outra pessoa acessá-lo ou desativá-lo sem saber a senha. Além de proteger contra instalação e desinstalação, ele consegue rastrear e fazer snapshots do sistema em intervalos de tempo predefinidos, assim você poderá saber se alguma modificação foi realizada nos programas instalados. Este tutorial foi realizado no Windows 10.

Bloquear instalação de programas no Windows

Comece fazendo download do InstallGuard no site oficial. Também será preciso baixar e instalar o Microsoft SQL Server Compact 3.5, faça download aqui e instale no computador.

Depois de instalar o SQL Server da Microsoft instale o InstallGuard no sistema. No momento da instalação desmarque o quadradinho “SQL Server Compact 3.5 SP1“, pois esta é uma versão antiga, no site que indicamos anteriormente a versão é mais nova. Clique em “Next“.

Bloquear instalação de programas no Windows 1 Bloquear instalação de programas no Windows 2

Escolha onde quer salvar o programa e clique em “Next“. Ele irá avisar que a senha é password quando você abrir pela primeira vez o programa, clique em “Ok”.

Bloquear instalação de programas no Windows 3 Bloquear instalação de programas no Windows 4

Clique em “Sim” para reiniciar o computador.

Bloquear instalação de programas no Windows 5

Quando iniciar, o ícone do InstallGuard aparecerá na bandeja do sistema, ao lado do relógio do Windows. Clique nele para abrir.

Bloquear instalação de programas no Windows 6

Digite a senha password e clique “Ok”.

Bloquear instalação de programas no Windows 7

A primeira coisa a fazer é modificar a senha. Clique em “Settings” e selecione “Reset Password”.

Bloquear instalação de programas no Windows 8

Digite a senha que quiser (duas vezes).

Bloquear instalação de programas no Windows 9

A interface principal do programa tem 6 abas, Dashboard, Installed Software, Detection and Blacklist, Intelligent Blocking, Change Tracking e System Lockdown. No painel da esquerda temos outras opções como Settings (mesmo do menu superior), User Whitelist (Lista de usuários permitidos a instalar) e Maintenance Schedule (ainda não disponível). A aba Dashboard traz informações sobre o estado atual do programa, o que está ativado e o que não (Status, Snapshots, Change Tracking, Process Detection e Process Blocking). Na parte debaixo aparece um gráfico das snapshots, que mostra o número de programas e modificações feitas neles.

Bloquear instalação de programas no Windows

Clicando no User Whitelist você pode adicionar outros usuários que terão permissão a fazer mudanças no sistema. Basta digitar o nome de usuário e clicar “Add“.

Bloquear instalação de programas no Windows 11

A aba Installed Software traz o histórico de snapshots tirados e algumas configurações disponíveis como o intervalo de tempo para fazer os snapshots (Run every…) e selecionar para fazer um snapshot na inicialização do sistema (Take a snapshot on startup). O histórico mostra a data, nome de usuário, quantidade de programas (Count) e nome do arquivo criado (App List File). Clicando em algum deles você poderá abrí-lo no Bloco de Notas, Excel ou abrir a pasta em que estão salvos.

Bloquear instalação de programas no Windows 12

Na aba Detection and Blacklist ele mostra o que será bloqueado como, por exemplo, os processos MSIEXEC e SETUP, que costumam ser os arquivos de instalação de vários programas. Nesta aba ainda é possível desativar a mensagem de alerta de bloqueio “Alert user“. Em cada seção você pode clicar no botão de interrogação para saber exatamente o que fazem.

Bloquear instalação de programas no Windows 13

Intelligent Blocking é usado para rastrear a presença de malware ou arquivos maliciosos em pastas específicas. Ele alerta o usuário de acordo com o tipo de arquivo que for selecionado para ser monitorado (File Types).

Bloquear instalação de programas no Windows 14

Já a aba Change Tracking traz uma lista dos programas que foram instalados ou desinstalados. E em System Lockdown você pode bloquear acesso a ferramentas do sistema que podem ser usadas para tentar desativar o bloqueio do InstallGuard.

Bloquear instalação de programas no Windows 15

Bloquear instalação de programas no Windows

InstallGuard é um programinha leve que cumpre o que promete, bloquear instalação de programas no Windows. Perfeito se você divide o computador com muitas pessoas que não tem tanto conhecimento de computação, assim não corre o risco de saírem instalando coisas sem querer. De acordo com o site oficial, o programa é compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Eu tenho usado no Windows 10 e vem funcionando perfeitamente bem.

OBS: Para desativar o InstallGuard basta clicar no ícone da bandeja do sistema, digitar a senha, clicar em “File” no canto superior esquerdo e selecionar “Exit”. Depois disso você poderá desinstalar o programa normalmente pelo Painel de Controle.

Bloquear instalação de programas no Windows 16

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário