Bloquear marcações no Facebook?


Como bloquear marcações no Facebook? Infelizmente o Facebook nunca permitiu o bloqueio de marcações, a única coisa que era possível era não permitir que o Facebook sugerisse seu nome nas fotos de outras pessoas, devido ao reconhecimento facial. Mas nem esta opção existe mais, ou seja, não tem como impedir ser marcado no Facebook. Mas você pode “controlar” um pouco esta situação e sua privacidade.

Bloquear marcações no Facebook

A única coisa que você pode fazer é controlar a audiência do post ou foto em que você for marcado. Por exemplo, se um amigo te marcar em uma foto e sua privacidade estiver marcado para seus amigos verem, então automaticamente seus amigos poderão ver esta foto em que você acabou de ser marcado, sem nem você verificar a foto antes.

Para modificar sua privacidade na rede social acesse esta página das configurações de “Linha do tempo e marcações”. Se a página não abrir é só clicar na setinha para baixo e depois entrar nas “Configurações”. Em seguida clique em “Linha do tempo e marcações” no menu da esquerda.

Dentro da seção “Marcações” você pode modificar as opções “Quem pode ver as publicações em que você foi marcada na sua linha do tempo?” e “Quando você for marcada em uma publicação, quem você deseja adicionar ao público da publicação se essa pessoa ainda não puder vê-la?”. Caso não queira que seus amigos vejam marcações com seu nome deixe selecionando “Somente eu”.

Bloquear marcações no Facebook quem pode ver publicações
Como bloquear marcações no Facebook?

Atenção! Isto não quer dizer que eles não irão ver a foto ou post que você foi marcado, pois se você tiver um amigo em comum com a pessoa que postou, este amigo poderá ver a foto, mesmo que você tenha selecionado “Somente eu”.

Outra opção é colocar em “Personalizado” e colocar o nome apenas das pessoas que você quer que vejam

Analisar publicações em que você foi marcado

Outra opção importante de privacidade é analisar as publicações em que você foi marcado, antes delas serem publicadas com seus amigos. Assim você poderá escolher se quer mostrá-las na sua linha do tempo ou escondê-las ou ainda remover a marcação.

A opção para analisar as publicações fica na mesma página das configurações da linha do tempo e marcações, embaixo da seção “Marcações”.

Clique em cada uma das opções e modifique para “Ativado”.

Analisar publicações que você foi marcado antes de aparecer na linha do tempo
Analisar publicações que você foi marcado antes de aparecer na linha do tempo

Assim você poderá ter um maior controle e poderá aprovar manualmente quais publicações em que foi marcado aparecerão na sua linha do tempo. E ainda poderá ver e aprovar as marcações que as pessoas adicionarem nas suas publicações antes delas aparecerem no Facebook.

Modificar configurações das marcações do Facebook no Android

No Android o processo é quase idêntico, mas você tem que tocar no ícone de três traços no canto superior direito, depois descer na janela toda, tocar em “Configurações e privacidade” e, em seguida”, “Configurações”.

Três traços Configurações e Privaciade app Facebook

Dentro das configurações é só entrar em linha do tempo e marcações e modificar como especificado anteriormente.

Posso remover uma marcação do meu nome no Facebook?

Você pode remover marcação que tenham feito do seu nome em publicações e fotos, mas infelizmente não é garantia de que esta publicação marcada não aparecerá no Feed de Notícias de algum de seus amigos.

Para remover uma marcação entre no “Registro de atividades” que aparece em cima da sua foto na sua linha do tempo no computador.

Ver Registro de Atividades página de perfil Facebook

No menu da esquerda você pode filtrar por “Análise da linha do tempo” e “Análise de marcações” e ainda “Análise de fotos”. Logo abaixo também aparecer outras opções como “Publicações em que foi marcado” e “de outras pessoas em sua linha do tempo”.

Ao clicar em uma das opções ele irá filtrar as publicações do lado direito. Clique em “Publicação” que aparece perto do seu nome e da data, para abrir esta publicação em uma nova janela.

Filtrar registro de atividades para encontrar onde foi marcado marcações no Facebook

Ao abrir é só clicar no botão de três bolinhas no canto superior direito e escolher “Remover marcação”.

Remover marcação em publicação no Facebook

Depois confirme clicando em “Ok”. Caso queira denunciar a publicação é só selecionar “Também quero denunciar esta publicação”.

Se foi marcação em foto você pode verificar entrando nas suas “Fotos” no computador. Na opção “Fotos com você” vão aparecer as fotos em que você foi marcado. Clique em cima da foto que quer remover seu nome, para abrí-la.

Fotos com você no Facebook

Depois clique em “Opções” que aparece no menu pequeno embaixo da imagem, e clique em “Remover marcação”.

opções de foto Remover marcação Facebook

Depois é só clicar em “Ok”. Caso queira denunciar selecione o quadradinho “Também quero denunciar esta publicação”.

Remover marcação pelo Android

No Android o processo é mais chato pois está preso à opção “Denunciar”.

Entre na sua página do seu perfil tocando na sua foto na parte superior do app, do lado esquerdo de “No que você está pensando”. Depois toque em “Registro de atividade”. Se ele não estiver aparecendo é só tocar em “Mais” e depois “Registro de atividades”.

Dentro do registro de atividades toque no retângulo escrito “Categoria”. Depois você pode escolher se quer visualizar “Publicações em que foi marcado” ou “Fotos em que foi marcado”. Filtrando fica mais fácil de encontrar.

Publicações e fotos em que foi marcado no Facebook aplicativo

O processo será o mesmo independente se você escolher publicação ou foto.

Ele vai filtrar de acordo com o que você escolher. Toque na setinha para baixo do lado direito da publicação ou da foto que quer remover a marcação. Vai abrir a opção na parte debaixo da tela “Denunciar/remover marcação”, toque nela. Em seguida toque “Estou nesta foto e não gosto dela”.

Selecione um dos motivos para não gostar da foto e depois toque em “Remover marcação”.

Pronto, seu nome será removido. Mas lembre-se que a publicação ou foto ainda estará disponível para outras pessoas verem, de acordo com as configurações de privacidade da pessoa que publicou. Caso não queira a sua foto no Facebook peça a pessoa que postou para removê-la.

Infelizmente não tem como bloquear nem remover marcações que amigos fizerem em comentários de publicações no Facebook. Até aparece a opção para “Denunciar/Remover marcação”, mas depois aparecem apenas opções para denunciar e bloquear a página responsável pela publicação.

1 comentário em “Bloquear marcações no Facebook?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.