Techie

Bloquear reprodução automática de GIF no navegador

Sempre que uma página contém GIF ela demora muito mais para carregar e pode ser irritante principalmente para aqueles que não têm uma conexão muita rápida. No Vine e outros sites específicos para isso tudo bem, mas quando é em uma página que você quer ler o texto e não ficar vendo animações, pode ser muito chato. Por isso é interessante saber como bloquear reprodução automática de GIF no navegador. Aprenda a bloquear GIF animado de rodar automaticamente no Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer, Edge e Safari.


Bloquear reprodução automática de GIF no navegador

Bloquear GIF no Chrome

O Chrome não possui bloqueio de GIF embutido no navegador, mas você pode usar extensões para bloqueá-los. Uma das extensões é do próprio Google, Animation Policy, que permite marcar para rodar apenas uma vez a animação ou não rodar nunca animações de imagens.

Baixe Animation Policy na Chrome Web Store, é só clicar no botão “Usar no Chrome”. Vai aparecer o ícone dela na barra do Chrome, é só clicar para escolher se quer permitir todas as imagens animadas (2), permitir que as imagens animadas rodem apenas uma vez (3) ou desativar todas imagens animadas (4).

Bloquear auto reprodução de GIF no navegador

O que funcinou melhor no meu caso foi a segunda opção, permitir que as imagens apareçam animadas apenas uma vez. Em algumas página a extensão não funcionou corretamente. Quem preferir deixar em desativado, as fotos aparecerão normalmente nas páginas mais sem animação.

Caso mude a opção da extensão quando estiver em uma página, é preciso atualizar a página para a mudança surtir efeito.

Quem não gostar desta do Google pode usar a GIF Blocker, mas é uma extensão bem simples e nem sempre funciona. Ele bloqueia completamente os GIFs e não tem opção para rodá-los.

Bloquear GIF no Firefox

No Firefox é o mesmo problema, não existe opção no próprio navegador para bloquear auto reprodução de GIF. É possível bloquear todas as imagens animadas, mas infelizmente se ativá-la não tem como rodar o GIF depois, nem clicando em cima. Assim como o Chrome, existem extensões que permitem o bloqueio e reprodução de GIF com clique e uma das melhores é a Toggle animated GIFs.

Instale a Toggle animated GIFs no site da Mozilla.

Depois que instalar a extensão clique no ícone de três traços e, em seguida, “Extensões”.

extensões do Firefox

Clique em “Opções” do lado direito de Toggle animated GIFs.

opções Toggle Animated GIFs Firefox

Marque o quadradinho “Pause GIFs by default” (1), assim os GIFs vão aparecer pausados por padrão. E se quiser desmarque o quadradinho “Auto-play on hover” (2), essa opção é para rodar o GIF passando o mouse por cima sem precisar clicar.

Bloquear reprodução automática de GIF no navegador

Bloquear reprodução automática de GIF no navegador

Agora sempre que entrar em um site que tenha GIF o mesmo aparecerá pausado. Colocando o mouse em cima você verá os controles para rodar, retornar ou pausar o GIF no canto superior direito da imagem.

Bloquear Auto Reprodução de GIF Animado 4

Uma extensão mais completa que a do Chrome, pois permite pausar depois que visualizou o GIF.

Quem não gostar deste, outras opções são Gif Block ou (ESCapeFromThemGIFs).

Bloquear GIF no Opera

No Opera é o mesmo do Chrome e Firefox, você vai precisar de uma extensão para bloquear GIFs. O legal do Opera é que você pode instalar as próprias extensões do Chrome, veja nosso post sobre como instalar extensões do Chrome no Opera. Depois é só fazer download da extensão Animation Policy do próprio Google na Chrome Web Store.

Bloquear GIF no Internet Explorer

Parece mentira mais não é. O Internet Explorer é o único navegador que permite bloquear a reprodução automática de GIF sem precisar mudar nada no navegador. Para isso basta apertar “Esc” no teclado para pausar o GIF que está rodando em alguma página. Se quiser carregá-lo de novo é só atualizar a página.

bloquear auto reproduçao gif IE

Quem preferir deixar os GIFs sempre pausados é só clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito do Internet Explorer.

Opções da Internet no Internet Explorer

Depois clique na aba “Avançadas”, desça dentro do campo “Configurações” até ver a seção “Multimídia”. Desmarque o quadradinho “Passar animações em páginas da web”. Clique em “Aplicar” e depois “Ok” para fechar a janela. Se não funcionar de imediato, pode ser necessário reiniciar o computador.

Bloquear reprodução automática de GIF no Internet Explorer

Bloquear reprodução automática de GIF no navegador IE

Pronto, os GIFs aparecerão sempre pausados no Internet Explorer.

Por incrível que pareça é no Internet Explorer que o recurso funciona melhor. Ele conseguiu pausar os gifs até na página do Giphy. As extensões do Chrome e Firefox não conseguem.

Bloquear GIF no Edge

O Microsoft Edge não possui bloqueio da reprodução de GIFs, apesar de também já ter suporte à extensões, ainda não existem extensões que bloqueiam reprodução de GIF.

Bloquear GIF no Safari

No Safari você terá que instalar uma extensão open source chamada Deanimator. Esta extensão irá desativar a animação do GIF, eles aparecerão nas páginas como imagens normais como se fossem JPG.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!