Variedades

Como Cancelar FIES (Contrato)

FIES ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado pelo Ministério da Educação do Brasil junto com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para financiar o curso superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Somente podem participar aqueles que tiverem avaliações positivas nos processos criados pelo Ministério da Educação. Você se inscreveu no FIES mas agora não está mais precisando do empréstimo e gostaria de solicitar encerramento antecipado? Confira alguns detalhes sobre como cancelar FIES e como proceder para quitar sua dívida.


Cancelar Inscrição FIES

Como Cancelar FIES

Para solicitar o encerramento antecipado do FIES acesse o site oficial do programa e faça login com seu CPF e senha. A solicitação deverá ser realizada até 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.

Dentro de “Aditamento Disponíveis” clique em “Encerramentos” (1), em seguida selecione o semestre que aparece dentro de “Referência”. Esse semeste irá mudar de acordo com o último aditamento que foi solicitado.

Como Cancelar FIES 1

Agora será preciso escolher uma das “Opções de encerramento” (1) para quitar o que deve ao banco. As opções são:

  • Permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente
  • Antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente
  • Antecipar fase se amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente (parcela tudo que falta no prazo de três vezes o tempo que você usou o financiamento mais um ano)
  • Liquidar o contrato no ato do encerramento – liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento (ou seja, pagar tudo de uma vez)

Selecione o que preferir e clique em “Gravar e prosseguir” (2).

Como Cancelar FIES 2

Para finalizar clique em “Confirmar”. Quando o sistema confirmar o pedido aparecerá a informação avisando quanto tempo você e o fiador têm para comparecer na sua agência bancária e assinar o Termo de Encerramento. Caso escolha liquidar o contrato no ato da assinatura do termo, não é necessário o fiador ir junto.

O cancelamento do FIES será realizado após o primeiro dia do mês seguinte ao mês que você solicitou e a Universidade não vai mais receber pagamento, ou seja, você tem que comparecer na Universidade e cancelar sua matrícula para eles não cobrarem de você depois.

Caso desista do cancelamento antes de assinar o termo de encerramento, é só não comparecer no banco para assinar que a anulação será automática. Depois de ter assinado o termo não é possível desistir.

Qualquer dúvida entre em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!