Variedades

Como cancelar inscrição do Enem


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é atualmente o principal meio de avaliação para a pessoa entrar em alguma das diversas instituições de ensino superior do Brasil. Você se inscreveu no Enem mas por algum motivo não poderá comparecer no dia da prova? Ou desistiu e não quer mais realizar a prova esse ano? Saiba se é possível cancelar inscrição do Enem e pedir reembolso da taxa de inscrição logo abaixo.

Como cancelar inscrição do Enem

Infelizmente parece que a opção para cancelamento e reembolso do valor pago não está mais disponível. O cancelamento por carta foi divugado pelo MEC em 2009 quando houve vazamento das provas. Era possível cancelar enviando carta com nome completo, número de inscrição no Enem e número do documento de identidade para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no endereço:

  • Inep
  • SRTVS, Quadra 701, Bloco “M” – Edifício Sede do Inep
  • CEP: 70340-909 Brasília – DF

Depois o INEP entrava em contato com o estudante para informar como ele iria receber o reembolso.

Mas entramos em contato com o Inep e parece que atualmente não existe opção de cancelamento e reembolso. Aqueles que se cadastrarem e não puderem fazer a prova, perdem o dinheiro pago. Portanto antes de realizar o cadastro tenha certeza de que estará disponível no dia!

Caso tenha algum problema ou queira mais informações sobre cancelar inscrição do Enem e sobre a solicitação de reembolso, entre em contato diretamente com o Inep, eles poderão dar mais informações. É possível falar com eles por:

Como Cancelar Inscrição do Enem

Se você cometeu um erro no preenchimento e está querendo cancelar a inscrição para fazer uma nova, não faça isso! O Inep avisa que em caso de erros de preenchimento o melhor é o candidato fazer a alteração cadastral pelo próprio site da inscrição enem.inep.gov.br.

Caso queira fazer uma reclamação, entre em contato com a Ouvidoria do Inep por:

  • Telefone – (61) 2022-3000 (Dias úteis entre 8h e 19h)
  • Email – ouvidoria@inep.gov.br
  • Atendimento Presencial
    • SIG Quadra 4 Lote 327
    • Edifício Villa Lobos – Térreo
    • Brasília – DF
    • Horário: dias úteis entre 9h e 17h

O prazo de resposta da Ouvidoria às manifestações é de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários

  1. emilly k silva disse:

    quero cancelar minha inscrição do enem
    não quero mais

    • RainyDays disse:

      Olá Emilly
      Você precisa entrar em contato com o Inep pelo telefone acima para solicitar o cancelamento.
      Abs

  2. Bruno disse:

    Qual a fonte dessa informação? Porque eles não deixam fazer o cancelamento de jeito nenhum, nem por telefone e nem por email e nem mencionam nada de carta…

    • RainyDays disse:

      Olá Bruno
      Estas informações de cancelamento e reembolso foram publicadas nos jornais na época que houve vazamento das provas: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/08/ult1811u435.jhtm

      Por isso para ter certeza se ainda é possível solicitar reembolso desta maneira o melhor é perguntar por telefone primeiro antes de enviar a carta. Se falarem que não pode é porque desativaram esta opção de cancelamento.
      Abs

  3. iraci disse:

    gostaria de fazer o cancelamento mais n consigo por este numero

    • RainyDays disse:

      Olá Iraci
      O telefone de contato com o ENEM é este mesmo, 0800-616161. Se não conseguir tente entrar em contato direto com a Ouvidoria do INEP pelos meios indicados acima.
      Abs