Como cancelar uma compra no Submarino
Precisa cancelar uma compra no Submarino e não sabe como? Não se preocupe que preparamos este post justamente para responder suas dúvidas e a de outros clientes que passam pelo mesmo problema.
O Submarino é uma empresa pioneira no Brasil em vendas pela internet, atuando desde 1999. Na época do lançamento, era o maior site de vendas de CDs, livros e brinquedos. Eu particularmente não esqueço o dia em que fiquei na fila do banco para pagar o primeiro boleto de uma compra online. Era o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Alguns anos depois, o site passou a oferecer mais de 700 mil produtos bastante diversificados. O destaque nas vendas sempre ficava por conta de CDs e eletrônicos. Em 2006, uma fusão com a Americanas.com tornou a empresa líder absoluta nas vendas online no Brasil. Juntas formaram a B2W, que mais tarde também teve o Shoptime.com adicionado a família.
É claro que nem tudo funciona 100% bem. Existem sim muitas reclamações contra a empresa. A entrega que por vezes deixa a desejar, produtos que chegam avariados, a dificuldade para contato. São muitos os exemplos. Uma simples busca no “Reclame Aqui” retorna uma série de reclamações. Eu mesma já decidi cancelar uma compra no Submarino porque somente para emitir uma nota fiscal eles levariam cerca de 10 dias úteis. Sério mesmo que precisava esperar tanto? E nem era época de alta demanda como “Black Friday”ou Natal.
O que precisa fazer para cancelar uma compra no Submarino
Existem várias situações que podem levar o consumidor a cancelar uma compra no Submarino. Mostraremos aqui os exemplos mais comuns.
Cancelar uma compra no Submarino por arrependimento ou desistência
Para toda e qualquer compra feita pela internet, o consumidor tem até sete dias corridos a partir do recebimento para desistir. Não importa a loja, se você fez o pedido pela internet, é seu direito.
No caso do Submarino, o cliente deve manter o pedido na embalagem original, sem violação de lacre ou qualquer marca de uso, ter todos os acessórios intactos e a nota fiscal.
É necessário acessar sua conta no site do Submarino, através do link “Minha Conta”, que fica na parte superior do site e depois em “Meus Pedidos”. Selecione o produto que deseja devolver e clique na opção “Devolução Por Arrependimento”. Depois, basta seguir as instruções da empresa, que irá agendar uma data para recolher a compra na sua residência e providenciar a devolução do dinheiro.
Cancelar uma compra no Submarino antes da emissão da Nota Fiscal
Se você fez um pedido e se arrependeu e o pagamento foi feito no boleto bancário, basta não efetuar o pagamento. Logo após o vencimento, caso não seja pago, o pedido é automaticamente cancelado.
Mas eu realizei o pagamento com cartão de crédito!
Não tem problema. Do momento do seu pedido até a emissão da nota fiscal, leva-se um tempinho. Dentro deste tempo, basta você ir em Minha Conta > Meus Pedidos > Escolher o pedido em questão e clicar na opção “Cancelar Pedido”. Você receberá um email de confirmação e o estorno no cartão de crédito acontece dentro de alguns dias. Geralmente em 72 horas. Mas, o prazo pedido pela empresa é de quatro semanas.
Cancelar uma compra no Submarino após a emissão da Nota Fiscal
Caso ele ainda não esteja na transportadora, basta utilizar as mesmas instruções acima. Se, por algum motivo, o produto for para a transportadora e chegar no endereço indicado, recuse o recebimento. Ele retornará para o Submarino e você deverá aguardar o estorno no cartão de crédito.
Como você recebe o dinheiro de volta após o cancelamento de uma compra?
Nas compras pagas com cartão de crédito, o estorno aparecerá na fatura seguinte ou posterior. Mesmo com o pagamento em parcelas, o usuário recebe o valor integral.
Para compras pagas com boleto bancário ou débito em conta, a devolução acontece de forma integral em até 10 dias úteis. O depósito só será efetuado na conta cujo titular seja o mesmo responsável pelo pedido, ou seja, o mesmo CPF. Se o comprador não tiver conta corrente, deverá aguardar a emissão de uma ordem de pagamento a ser resgatada em qualquer agência do Banco Itaú mediante apresentação de documento de identidade e CPF.
Caso o produto tenha sido devolvido para empresa, os valores só serão restituídos após a chegada e conferência no Centro de Distribuição.
Contato com o Submarino
Se você ficou com alguma dúvida sobre como cancelar uma compra com o Submarino, poderá entrar em contato pelo telefone com a Central de Atendimento ao cliente nos telefones:
- Capitais e regiões metropolitanas: 4003-5544 (Custo de ligação local)
- Estado do Rio de Janeiro: 0800 229 5544
- Outras regiões do Brasil: 041 11 4003-5544
- Contato por e-mail: atendimento.sub@submarino.com.br
- Para contato via chat: Clique em *preciso de ajuda* na sua compra pelo Minha Conta, e depois clique em ainda preciso de ajuda.
Lembre-se sempre de ter em mãos os seus documentos e o número do pedido no qual você deseja informações.