Techie

Checar Permissões de Aplicativos do Android


Os aplicativos do Android solicitam as mais variadas permissões para poderem realizar as tarefas que prometem. Por exemplo, um aplicativo para tirar fotos precisa de permissão para acessar a câmera e assim por diante. Mas alguns desses aplicativos solicitam permissões além do necessário, podendo se tornar um risco para sua privacidade e segurança. É aí que entra o app Permission Friendly Apps, com ele é possível checar permissões de aplicativos do Android. Ele classifica os aplicativos de acordo com a quantidade de permissões que solicitam.

Checar Permissões de Aplicativos do Android

Abra o Permission Friendly Apps no Android, clique em “Go” e aguarde a análise terminar. Ele irá mostrar uma lista dos aplicativos instalados com uma pontuação para cada um, que pode ir de 0 a 4000. Quanto maior a pontuação, mais permissões o aplicativo solicita.

Checar Permissões de Aplicativos 1  Checar Permissões de Aplicativos 2

O aplicativo no final da lista é o que solicita mais permissões, no meu caso foi o Facebook. Para saber mais detalhes sobre as permissões que ele solicita clique em cima dele, abrirá uma janela com todos os detalhes.

Checar Permissões de Aplicativos 3  Checar Permissões de Aplicativos 4

Caso queira procurar por alguma permissão específica clique no botão de funil no canto superior direito e selecione a permissão que quer verificar.

Checar Permissões de Aplicativos 5  Checar Permissões de Aplicativos 6

Na lista aparecerão somente os apps que solicitam a permissão que você escolheu.

Checar Permissões de Aplicativos

Clicando em “Sort by name” você pode ordenar os apps pelo nome ao invés de pontuação.

O símbolo azul de coração indica que a aplicação não requer permissões para funcionar. O coração laranja significa que o app contém apenas permissões normais e não perigosas. Já o símbolo de atenção laranja (triângulo com exclamação) siginifica que o app contém uma ou mais permissões perigosas.

Caso encontre algum app que esteja abusando das permissões, talvez seja uma boa idéia apagá-lo e procurar outro app com a mesma funcionalidade mas que seja menos intruso.

Baixe Permission Friendly Apps na Google Play.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!