Chiclete engolido fica no estômago por anos?


É verdade que chiclete engolido fica no estômago por anos? Todo mundo quando criança já deve ter escutado os pais falando para não engolir o chiclete que estamos mascando, pois o chiclete ficará um tempão dentro da nossa barriga, se acumulando. Mas será que isso é verdade mesmo ou é um mito que persiste por anos?

É mito que o chiclete engolido fica no estômago por anos

Esse é mais um mito passado de boca em boca sem comprovação científica. Além disso existem poucos estudos relacionando o chiclete com obstruções gastrointestinais, como ocorre com os bezoares causados por caqui.

O chiclete é essencialmente um látex. Antigamente eram feitos de uma emulsão natural contendo proteínas derivadas de certas espécies de árvores. Mas atualmente são feitos de butadieno, um composto derivado do petróleo que é polimerizado para criar a borracha sintética que é a goma.

Quando o chiclete chega no ácido do estômago, ele praticamente não se decompõe, pois o sistema digestivo foi feito para decompor carboidratos, açúcares, proteínas e gorduras, mas não uma borracha sintética!

Chiclete engolido fica no estômago por anos?
É mito que o chiclete engolido fica no estômago por anos

Em vez disso, ele passa normalmente pelo sistema digestivo, se juntando às fibras insolúveis e outros componentes que não foram digeridos, sendo liberado junto das fezes.

Após ser engolida, a goma de mascar pode levar de 24 à 72 horas para sair do trato digestivo.

Mesmo assim, não é recomendado que a pessoa engula o chiclete. Por acaso você engole pedras e outros objetos que não são digeridos pelo estômago? Sempre existe o risco dele causar obstrução gastrointestinal, ficando preso em qualquer parte do trato digestivo. As obstruções gastrointestinas podem ser perigosas, precisando de cirurgia para serem removidas.

O risco é ainda maior para crianças, pois suas passagens do trato gastrintestinal são menores. Principalmente se elas engolirem vários pedaços de chiclete, eles podem se prender juntos causando o bloqueio.

Quem costuma engolir muitos chicletes pode sofrer de dor abdominal, prisão de ventre crônica, gases, diarréia e úlceras na boca.

Portanto não é porque o chiclete vai sair nas fezes que você deve engolí-lo. Evite, sempre que possível, engolir qualquer tipo de goma de mascar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.