Comer muita fibra pode causar diarreia?
Será que comer muita fibra pode causar diarreia? As fibras solúveis e insolúveis se ingeridas em muita quantidade podem causar desconforto estomacal e diarreia? A seguir explicaremos sobre o problema de comer muita fibra e o que ela pode causar no nosso processo de digestão.
Comer muita fibra pode causar diarreia?
As fibras são partes dos alimentos que não são digeridas e passam intactas pelo trato digestivo.
Existem dois tipos de fibras, as que se dissolvem na água (solúveis) e as que não se dissolvem (insolúveis). As solúveis diminuem a taxa de comida que passa pelo trato digestivo, já as insolúveis aumentam esta taxa.
Por isso, caso esteja comendo fibras insolúveis e sentindo o intestino irritado, a quantidade de fibras insolúveis pode estar sendo demais para você. O recomendado é que reduza a quantidade das fibras insolúveis que tem ingerido.
Esses são alguns alimentos ricos em fibras insolúveis que você pode reduzir:
- Amêndoas
- Sementes
- Grãos integrais
- Frutas desidratadas
- Ervilha seca
- Feijão branco
Uma dica que você pode fazer é colocar vegetais cozidos no lugar, como cenouras, abóbora, beterrabas, e frutas cozidas ao invés de desidratadas. Também evite comer farinha integral, troque por aveia ou trigo refinados, pão de centeio, macarrão com farinha refinada, arroz branco ou parboilizado e outros.
Você também pode adicionar mais fibras solúveis na alimentação e bastante água, para aumentar a formação de gel e aumentar consequentemente o bolo fecal e funcionamento do intestino. Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis são aveia, batatas, bananas, abóbora, feijão roxo, maçã, couve-flor, cenoura e outros.