Saúde e Beleza

Como aliviar dor das varizes

Aliviar dor das varizes não é uma tarefa das mais fáceis. Milhares de pessoas no mundo inteiro sofrem com as dores, apesar de intensos tratamentos .


O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem surgir em qualquer parte do corpo. Geralmente aparecem mais nas pernas e pés por conta da pressão que o corpo faz nestes membros inferiores.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, as varizes não são apenas um problema estético e sim uma doença, pois todas as veias dilatadas estão doentes e necessitam de tratamento na maioria dos casos. Em algumas situações, varizes não tratadas podem levar a problemas de circulação sanguínea graves.

Quando as varizes podem aparecer?

Como aliviar dor das varizes

Você sempre deve procurar orientação médica para tratar corretamente as varizes. Foto: GettyImages

Os principais fatores de risco para o aparecimento de varizes, seriam os seguintes:

– O cigarro: Pessoas fumantes tem uma chance maior de desenvolver varizes pois o tabagismo prejudica a circulação sanguínea.

Gravidez: A compressão das veias por conta do aumento do útero e uma maior circulação sanguínea, juntamente com o aumento do volume de hormônios pode levar ao aparecimento de varizes nas pernas.

– Ficar em pé durante muitas horas seguidas: O ato de ficar em pé por muitas horas seguidas, dificulta a circulação de sangue nas veias, o que pode gerar o aparecimento de veias doentes. O mesmo acontece quando uma pessoa fica sentada muito tempo sentada. Ao cruzar as pernas por muito tempo, o sangue tem mais dificuldades para circular dentro das veias.

– Pílulas anticoncepcionais: Contribui para o aparecimento de varizes por conta do aumento da ingestão de hormônios femininos.

Outros fatores que poderíamos citar seriam o sedentarismo, a idade (acima dos 30 anos as chances são maiores), o histórico familiar, obesidade e traumas ou lesões nos membros.

Como aliviar dor das varizes

Para aliviar dor das varizes, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um médico especializado. O profissional irá avaliar a extensão da suas lesões e indicará o melhor tratamento para cada caso.

Porém, podemos usar algumas dicas para aliviar dor das varizes em casos mais simples. Algumas dicas que você pode tentar:

– Usar meias de compressão durante todo o dia. Procure orientação médica para saber qual compressão você deve usar. Não se pode usar uma meia extremamente apertada com o risco de agravar o problema.

– Colocar “as pernas para o alto” durante cerca de 30 minutos, mais de uma vez ao dia.

– Faça algumas alterações na sua alimentação: Quem sofre muito com dor das varizes deve reduzir bastante o consumo diário de sal. Isto inclui também o “sódio” que é adicionado principalmente em produtos industrializados. O sal causa a retenção de líquido no organismo e consequentemente, aumenta a pressão arterial. Com a sua pressão alta, o sangue precisa fazer mais força para circular entre as veias e pode resultar em varizes.

– Mesmo sem comprovação científica, usuários de castanha da índia dizem que o componente “escina” é um grande aliado para melhorar a circulação sanguínea e consequentemente aliviar dor das varizes.

– Massagem com aloe vera nas pernas pode ajudar no relaxamento dos vasos e diminuição das dores.

– Evite usar roupas muito justas. Roupas justas dificultam a circulação.

– Compressas quentes e frias: Você pode fazer compressas com toalhas quentes nas pernas e logo em seguida use compressas frias. Estas mudanças de temperaturas melhoram a circulação sanguínea das pernas, diminuindo as dores.

Conheça o Varyforte, um creme anti-varizes totalmente natural que acaba com as dores.

Possui mais alguma dica para aliviar dor das varizes que nós não mencionamos no texto? Compartilhe conosco na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários